A inteligência artificial ou IA, tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros em vários setores. Porém o destaque hoje vai para o transporte público brasileiro. Através desse modelo de tecnologia é possível impactar a mobilidade urbana de forma positiva garantindo eficiência operacional, com otimização de rotas e horários.
Através da IA também é possível garantir informações personalizadas para os passageiros gerando mais acessibilidade e inclusão. Outro ponto positivo que deve ser mencionado é com relação a Segurança e Monitoramento em larga escala, que envolve a prevenção de acidentes e resposta para incidentes, entre outros fatores.
Ou seja, podemos afirmar que a IA é um fator agregador se for utilizado para garantir a evolução da mobilidade, pois nela existem inúmeros benefícios, principalmente para nós passageiros, que podemos utilizar tecnologias de ponta dentro do transporte público.
Atualmente no país algumas cidades estão sendo consideradas pioneiras no quesito evolução do transporte através da IA. É um fato curioso é que cada canto do país se destaca por utilizar a tecnologia ou IA de forma específica em um determinado campo.
5 Cidades brasileiras que são referência em transporte público com IA
1. Porto Alegre (RS)
A capital do Rio Grande do Sul está no topo da nossa lista. A cidade é a primeira capital brasileira a usar IA em 100% da malha de transporte coletivo.Toda a frota municipal atualemnte é gerenciada por algoritmos que consideram demanda, pontualidade e uso eficiente de motoristas e veículos. Referência em: Otimização de rotas, horários e frota com A (plataforma Optibus) a cidade se planeja para usar a IA com a finalidade de reduzir atrasos, melhorar a lotação e aumentar a frequência nos horários de pico.
Para quem não conhece ou nunca ouviu falar a Optibus é uma plataforma global baseada em inteligência artificial, machine learning e computação em nuvem, que foi criada com o intuito de planejar, programar e otimizar o transporte público de forma automatizada.
A plataforma utiliza dados históricos, em tempo real e geoespaciais e leva em conta diversas características que podem ser consideradas importantes dentro da análise de dados. Entre as características estão: Pontualidade das linhas, horários de pico, nível de ocupação dos ônibus,disponibilidade de motoristas, condições de tráfego e clima entre outros fatores.
Esse modelo de IA tem capacidade de simular simular diversos cenários em segundos, algo que levaria semanas caso fosse feito manualmente.
Freepik
2. Manaus (AM)
Referência em: Planejamento inteligente de rotas e horários a cidade adotou a mesma plataforma de IA usada em grandes cidades globais como Nova York e Londres (Optibus). Esse modelo de inteligência artificial tem a função de analisar dados históricos e em tempo real para ajustar a oferta à demanda.
Hoje, ela é destaque em um case internacional de inovação no transporte público urbano em áreas de clima e geografia desafiadoras.
Leia também: Veja como trabalhar de casa e ganhar em dólar
3. São José dos Campos (SP)
São José dos Campos é considerado hoje referência em integração de IA com veículos autônomos e transporte sob demanda. A cidade é responsável por desenvolver um sistema de transporte público sob demanda com apoio de tecnologias para definir rotas variáveis, conforme a necessidade dos usuários.
A cidade que fica localizada em São Paulo também investe em ônibus elétricos autônomos, que utilizam IA para navegação e segurança. Além de apostar fortemente na integração de IA com veículos elétricos, a cidade investe em conectividade 5G e sustentabilidade.
Importante destacar que entre os benefícios de utilizar ônibus elétrico estão redução de tempo ocioso dos ônibus, aumento da cobertura em áreas menos atendidas e economia de combustível e menor emissão.
São José dos Campos é destaque por estar entre uma das cidades mais avançadas em mobilidade inteligente no Brasil.
Freepik
4. Curitiba (PR)
Referência em planejamento urbano e uso de dados para otimização de corredores de ônibus (BRT), Curitiba já aplica tecnologias de análise preditiva para prever fluxo e comportamento de passageiros. Atualmente a cidade é destaque pioneira em BRT no mundo, agora evoluindo para soluções com IA.
5. São Paulo (SP)
Referência em: Projetos-piloto de IA para gestão de tráfego e controle de semáforos inteligentes. A cidade está em fase de testes de integração de IA com sensores e câmeras para melhorar o fluxo de ônibus nos corredores exclusivos. O destaque para São Paulo com utilização de IA vai para a fase de estudos com intuito de aplicar inteligência artificial no ajuste dinâmico de horários de linhas em tempo real.
Clique aqui e conheça a maior loja de produtos fitness tecnológicos da américa latina
Estamos presenciando uma fase em que a IA está revolucionando o transporte público e isso acontece ao passo que a tecnologia passa a oferecer soluções inteligentes que beneficiam tanto os operadores quanto os usuários, promovendo um sistema mais eficiente, seguro e ecológico ou sustentável. Além dos benefícios que citamos aqui, a inteligência artificial utilizada como ferramenta para melhoria do transporte público também nos possibilita a tomada de decisões baseada em dados que são coletados pelos próprios passageiros