Sábado, 27 Abril 2024

Cristiano Caporici* Jornalista, cientista da comunicação, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR e diretor de marketing da Tecnobank.

O período que se encerra trouxe desafios e oportunidades notáveis, e representou uma constante transformação, especialmente por ter se concretizado como o fim ‘oficial’ da pandemia. Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing. No entanto, olhar para trás não é suficiente. Devemos mirar adiante e explorar as tendências que moldarão os próximos anos. E, o principal: é hora de fazer mais. Mais e melhor!

Selecionei aquelas que considero como as 10 principais tendências globais que os gestores e executivos deverão acompanhar atentamente, independentemente do porte de suas empresas e onde elas se situam no mundo.

Conteúdo Interativo e Experiencial
Em 2024, o conteúdo interativo ganhará ainda mais força. As marcas buscarão envolver os consumidores de maneira ativa, permitindo que eles participem da narrativa e personalizem suas experiências. Vídeos interativos, realidade aumentada e outras tecnologias proporcionarão um relacionamento mais próximo com o público.

Propósito e Responsabilidade Social
A busca por marcas com propósito continuará a crescer. Os consumidores esperam que as empresas demonstrem compromisso com causas sociais e ambientais. As marcas que incorporarem a responsabilidade social na estratégia verão uma substancial vantagem competitiva.

Inteligência Artificial e Automação
A IA é, de fato, a bola da vez. E vem muito mais por aí. Ela continuará a ser uma força impulsionadora no marketing e na comunicação com os clientes, permitindo a personalização em escala, chatbots mais sofisticados e análises avançadas de dados para uma tomada de decisão mais precisa.

Metaverso e Realidade Virtual
O metaverso terá uma segunda chance de tracionar. Será um campo de exploração para as marcas, onde elas poderão criar experiências imersivas para seus públicos. A realidade virtual e a realidade aumentada (citada no item 1) também se tornarão mais comuns em estratégias de marketing.

Vídeo como Líder
O sucesso do TikTok não vai retroceder. O vídeo continuará a reinar como uma forma de conteúdo dominante, especialmente entre os nativos digitais. As transmissões ao vivo, o conteúdo de curta duração e a produção de vídeos de alta qualidade permanecerão no centro das estratégias de marketing.

Privacidade e Transparência
O cliente precisa – e deve, com respaldo legal – saber como os seus dados são usados. Com as crescentes preocupações com a privacidade, a transparência nas práticas de coleta e uso de dados se tornará ainda mais essencial. As empresas precisarão comunicar claramente as políticas de privacidade e manter a confiança dos consumidores.

Colaboração e Parcerias Estratégicas
Parcerias entre empresas, influenciadores e outros stakeholders ganharão destaque. Em 2023 ficou claro que as marcas precisam se tornar creators alinhadas às expectativas e à realidade de seus clientes. A colaboração permitirá o alcance de novos públicos e a criação de conteúdo mais autêntico.

Podcasts Nichados
Se 2022 e 2023 representaram um boom no mundo dos podcasts, o ano de 2024 servirá como um importante momento de concretização do conteúdo por áudio. Mais do que isso, o conceito de videocast se fortalecerá, com conteúdos nichados, focando nas demandas específicas de cada segmento e público-alvo.

Personalização Extrema
Conteúdo e campanha ‘de prateleira’ não funcionam mais. A personalização continuará a evoluir, especialmente com IA e a análise de dados permitindo comunicações altamente específicas. Os consumidores esperam conteúdo que ‘converse’ com suas necessidades e desejos individuais.

Marketing de Conteúdo de Longo Prazo
E para encerrar, o longo prazo. Afinal, o que fizermos em 2024 deverá ecoar por períodos maiores. Em vez de criarmos campanhas de curto prazo, precisaremos, enquanto executivos de comunicação e marketing, investir em estratégias de conteúdo perene para, assim, construirmos relacionamentos mais profundos e duradouros com os clientes.

Todos nós já sabemos, mas nunca é demais relembrar: o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. A mudança é a única constante na comunicação e no marketing, e abraçar a inovação é essencial para o sucesso contínuo. Devemos nos manter ágeis, receptivos e focados em criar experiências significativas para nossos stakeholders. O próximo ano promete ser emocionante, com oportunidades empolgantes e desafios que nos tornarão profissionais melhores.

Estejamos preparados para vivenciar 2024 com confiança e criatividade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome