Sexta, 26 Abril 2024

Jarlon Nogueira* CEO da AgregaLog

Os impactos da demanda do consumidor em nosso planeta são mais aparentes do que nunca, evidenciados principalmente pela diminuição dos recursos naturais e pela poluição ambiental.

Empresas em todo o mundo estão cada vez mais focadas em ESG. E fazem isso não apenas porque é a coisa certa, mas também porque se alinha com seus próprios interesses, bem como com os de seus stakeholders.

Essas partes interessadas -- não apenas funcionários e investidores, mas também clientes -- estão cada vez mais dedicados às questões ambientais, sociais e de governança. Querem trabalhar, investir, fazer parcerias e comprar de empresas mais ecológicas, seguras e éticas.

O resultado? Marcas líderes reconhecem que a logística pode desempenhar um papel crítico no cumprimento de suas próprias metas ESG, por isso procuram parceiros que possam ajudá-las a atingir ou até superá-las. Ao mesmo tempo, os provedores procuram clientes que compartilhem seus valores ESG. E as oportunidades para ambos são enormes.

O European Logistics & Supply Chain Sustainability Report 2022 apurou que, para 80% dos entrevistados, as ações destinadas a reduzir a pegada de carbono de suas operações serão fundamentais nos próximos cinco anos.

A pesquisa perguntou aos entrevistados o que leva fabricantes, compradores e operadores logísticos a serem mais sustentáveis ​​em seus negócios. O impulsionador mais importante para a ação ESG provou ser a necessidade de atender aos requisitos regulatórios e legais. O outro é o desejo de causar um impacto positivo no meio ambiente.

No entanto, o caminho para a sustentabilidade não é fácil. Muitas empresas da cadeia de suprimentos operam sob pressão de alto custo, grande concorrência e margens baixas. Portanto, investir na implementação de iniciativas de sustentabilidade é um desafio.

O Brasil está abaixo da maioria das economias desenvolvidas em emissões de carbono, energia renovável e política climática. O investimento sustentável é vital para o crescimento sustentável e, por sorte, investidores privados estão focados em financiar e apoiar soluções sustentáveis ​​e ações de apoio ao clima.

Provedores terceirizados comprometidos em fazer negócios da maneira certa podem agregar valor além de aumentar a eficiência e a produtividade de seus clientes. E eles podem fazer isso de várias maneiras.

Para o meio ambiente, ajudam a tomar decisões sustentáveis, como utilizar os serviços de uma transportadora digital que prefira caminhões parceiros com emissão de CO2 menor.

A redução da pegada de carbono também pode ser conseguida ao aumentar a eficiência logística, preferindo a reformulação de rotas com percursos menores, utilização total dos baús ou o compartilhamento da carga.

Para o social, fornecer um local de trabalho seguro e ajudar a construir uma cultura de inclusão e pertencimento. E para governança, construir a confiança por meio de gerenciamento de risco inteligente e práticas de governança sólidas. Todos esses exemplos de agregação de valor para os clientes podem transformar a logística em uma vantagem competitiva.

O ESG deve se tornar parte do DNA das empresas o quanto antes: os líderes empresariais encontram-se em um ponto crítico de escolha: evoluir ou enfrentar a força dos stakeholders.

O setor logístico tem conhecimento e tecnologia para abraçar o ESG e liderar o caminho para negócios e crescimento sustentáveis.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome