Juan O'Keeffe, do EvoluçãoPessoal.com.br
Dizem que se trabalho fosse fácil ninguém pagava pra que fosse feito. Pois é. Quem está no mercado a algum tempo sabe que o dia a dia pode se tornar bem estressante. Cobrança por resultados, excesso de trabalho, prazos de entrega, conflitos interpessoais. Esses são apenas alguns exemplos de possíveis geradores de stress.
Para não explodir, o caminho é aprender a lidar com a pressão com habilidade e de uma forma sadia e produtiva.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo nesse sentido:
- Aprenda a dominar as suas emoções
A realidade é neutra. É apenas um fato. O seu stress vem da forma como você interpreta a situação. Tanto que se duas pessoas recebem uma mesma tarefa (Ex. falar para uma audiência num evento da empresa), uma pode achar extremamente estressante enquanto outra pode agir com tranquilidade. Procure aprender e desenvolver mais o seu autocontrole e sempre mantenha a calma. Explodir no trabalho geralmente tem consequências desagradáveis.
- Organize-se
Se a pressão vem do fato de você estar com uma carga excessiva de trabalho aprenda a melhorar a gerência do seu tempo. Como se organizar e priorizar suas atividades e como fazer mais em menos tempo.
- Aprenda a dizer não
Por mais que você trabalhe e produza muito sempre há um limite. Então saber dizer não também é uma habilidade necessária. Não se pode ter medo de dizer quando não tem como assumir mais do que já se tem. Pior assumir a responsabilidade e depois não conseguir entregar de acordo.
- Peça ajuda quando necessário
Ninguém é super-homem. Reconhecer quando se precisa de ajuda e ir buscá-la torna a situação melhor de ser encarada muitas vezes. Também permite você criar relacionamento com outras pessoas de forma a se ajudar um ao outro. Isso cria relações fortes que podem crescer mutuamente.
- Evite a procrastinação
O ato de procrastinar acontece quando ficamos empurrando para depois o que precisa ser feito agora. O problema é que isso só aumenta ainda mais a pressão pois quanto mais perto da data de entrega, mais difícil fica fazer tudo que precisa ser feito.
- Mantenha o foco no que precisa ser feito
Os resultados no trabalho vêm do que você conseguiu realizar de fato. É nisso que mais vale colocar a atenção e energia. Evite perder tempo com dramas criados por colegas.
- Faça pausas
Às vezes a pressão está grande demais e fica difícil de manter o foco e concentração. Faça uma pausa, dando uma caminhada ou conversando com colegas para relaxar um pouco, aliviar a tensão do momento e poder tocar em frente com mais tranquilidade.
- Um passo por vez
Faça uma lista de tudo que precisa ser feito. Priorize as atividades e comece a atacar uma por vez. Quebrar o problema maior em menores ajuda a concentrar e dar passos efetivos em direção ao objetivo principal que precisa ser cumprido.
Trabalhar é algo fantástico e traz grandes realizações. Todos queremos conquistas e sucesso profissional. Mas o caminho não é fácil e requer grande esforço e disposição para enfrentar cobranças. Saber como lidar de forma calma, tranquila e produtiva nessas situações fará uma grande diferença na sua vida profissional.