Sexta, 19 Abril 2024

Roberta Caprile atua na área de marketing da Cobli, startup especializada em rastreamento, telemetria e gestão de frotas

Quando o assunto é a boa manutenção da frota, conhecer alguns dos principais sistemas e componentes dos veículos é uma das medidas mais eficientes para garantir a sua conservação. É bem verdade que a mecânica de automóveis, por si só, pode ser um tema bastante complexo, mas é sempre bom entender como os processos acontecem quando se coloca um veículo para rodar.

Esse entendimento mais técnico permite não só ao motorista, mas também ao frotista, adotar boas práticas para melhorar a usabilidade e a segurança da máquina, prolongar sua vida útil e ainda reduzir os custos logísticos da empresa.

Pensando nisso, listei cinco curiosidades sobre o assunto para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre um dos principais sistemas do veículo, o freio motor.

1. O freio motor pode ser um aliado do consumo de combustível

Essa é uma curiosidade bastante interessante para quem lida com frotas, já que toda economia é muito bem-vinda nesse caso. Muitos condutores não acreditam que o freio motor pode ajudar na economia de combustível.

Quando esse recurso é utilizado, o motor geralmente trabalha em rotações mais altas, levando a crer que, na verdade, o consumo de combustível se eleva. Esse raciocínio faz todo o sentido, mas não condiz com a realidade.

Como essa economia acontece, então? Ao acionar o freio motor, o pedal do acelerador é praticamente esquecido. É justamente isso que ajuda a economizar combustível: afinal, mesmo com o giro mais alto, o motor não é alimentado com combustível, já que a injeção só acontece quando se pisa no acelerador.

Desse modo, é fácil concluir que o deslocamento controlado do veículo e a rotação do motor são causados mais pela inércia do que pelo resultado da combustão. Logo, a economia de combustível é certa.

2. O freio motor pode reduzir o desgaste do sistema de freio convencional

Em longos trechos de declive ou em descidas mais íngremes, por exemplo, a utilização do freio motor reduz a carga de trabalho aplicada sobre o sistema comum. Afinal, o controle da rotação do motor ocasionado por ele faz o veículo reduzir a velocidade gradativamente e evita, assim, que o condutor tenha de acionar o pedal de freio a todo momento.

De modo geral, isso significa que o desgaste das pastilhas e das lonas de freio, assim como o dos pneus, é bastante reduzido, em razão da melhor distribuição da frenagem entre o sistema convencional e o freio motor.

3. O uso desse sistema não prejudica nenhum outro componente

Embora essa seja uma afirmação comum entre os motoristas, é preciso deixar claro que a utilização do freio motor em nada prejudica o motor, a embreagem ou qualquer outro componente do veículo. Esse sistema, na verdade, faz parte do seu funcionamento normal.

É por isso que tanto os carros leves quanto os caminhões são projetados para utilizar o freio motor em harmonia com todos os outros componentes mecânicos.

Se isso não bastasse, o freio motor ainda pode ser visto como um sistema auxiliar de segurança e controle do veículo em situações de risco — como acontece em trechos de descida longos ou acentuados, em que o freio comum sofre mais estresse em razão do superaquecimento do sistema, por exemplo.

4. O uso correto é essencial

Como complemento do tópico anterior, cabe destacar que, para que o freio motor não prejudique nenhum componente mecânico do veículo, é essencial saber utilizá-lo. Na hora de fazer a redução das marchas — especialmente em veículos que usam câmbio manual —, é extremamente recomendável respeitar a rotação do motor e a velocidade de deslocamento do automóvel.

Reduzir as marchas incorretamente, de maneira brusca, pode fazer que o giro suba exageradamente e isso pode causar um descompasso com o movimento das engrenagens da transmissão — com grandes chances de que elas sejam seriamente danificadas.

Além disso, o mau uso do freio motor pode superaquecer o propulsor e aumentar a pressão no cilindro, bem como comprometer sua estrutura. Por isso, o ideal é fazer as reduções gradualmente, buscando manter o giro do motor em um nível aceitável.

Isso varia de um veículo para outro, mas é possível usar a faixa vermelha do conta-giros como referência, mantendo as rotações um pouco abaixo dela. É importante lembrar que cada veículo tem uma faixa de rotação ideal para o acionamento do freio motor. A ideia é garantir a eficiência do sistema e preservar os componentes mecânicos do automóvel.

5. O freio motor serve como um sistema auxiliar

Ter a consciência de que o freio motor funciona como um sistema complementar que ajuda a manter a segurança e a dirigibilidade do veículo é o ponto principal para saber onde e como ele deve ser utilizado.

Não é em todas as ocasiões que há a necessidade de acioná-lo. Na realidade, ele é pensado e desenvolvido para ser aplicado em situações de descida, nas quais é necessário segurar o veículo para que a inércia causada por seu peso não o faça acelerar de maneira perigosa.

É comum que os veículos de carga, por exemplo, especialmente os mais modernos, tenham sistemas de freio motor robustos, com comando simplificado, que trabalham em conjunto com a caixa de câmbio automática. Assim, tudo fica mais fácil, já que um mecanismo autônomo assume grande parte das decisões.

Nos automóveis leves também é possível utilizá-lo de maneira ideal. É recomendável deixar esse sistema como reserva e só acioná-lo em descidas de serras e em trechos em que pode ser necessário o uso constante do freio regular.

Por fim, embora o freio motor seja um sistema com funcionamento bastante simples, utilizá-lo de forma eficiente exige alguns conhecimentos básicos e o uso de boas práticas. Cada um dos pontos apresentados neste post serve de apoio para otimizar seu uso e, de maneira mais geral, evitar o desgaste prematuro de freios, embreagem e pneus do veículo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome