Quinta, 28 Março 2024

Marianna Cyrillo, gerente de Marketing da Beraca

Em busca de formulações eficientes e sustentáveis, a indústria de beleza investe, cada vez mais, em soluções provenientes de uma cadeia produtiva limpa e 100% rastreável. Essa preocupação está alinhada a um comportamento do consumidor, que está mais exigente e com uma consciência mais verde.

Uma prova disso está na análise realizada pela empresa alemã especializada em estudos de mercado GFK, ao apontar que 40% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem ser ambientalmente responsáveis; e 48% afirmam ler o rótulo antes de comprar qualquer produto. O estudo ainda mostra que, entre 2011 e 2016, a preocupação com a responsabilidade social dos produtos, em relação a como e onde são feitos, cresceu 5%. Todos esses dados nos mostram que as pessoas não querem mais saber apenas dos benefícios que um produto proporciona, elas buscam também informações a respeito dos impactos socioambientais de toda a cadeia produtiva.

Nesse sentido, vale destacar também o resultado da pesquisa Barômetro da Biodiversidade 2017, liderada pela União para o BioComércio Ético (UEBT), que ouviu cerca de 16 mil pessoas de diferentes países do mundo, inclusive do Brasil, e apontou que 73% dos entrevistados se sentem bem quando compram um produto que respeita a biodiversidade. Além disso, 72% disseram que estão mais interessados em comprar produtos de empresas que dão atenção à biodiversidade.

Diante desse cenário, é possível afirmar que a química verde ganha força! Mas o que é a química verde? A transformação dos insumos naturais, as funcionalidades das matérias-primas somadas a diferentes processos e tecnologias, que além de eliminar da formulação substâncias nocivas às pessoas e ao meio ambiente, dão origem à ingredientes inovadores e altamente eficazes, proporcionando benefícios diretos na saúde do consumidor.

Vale destacar também a importância da rastreabilidade da cadeia produtiva, pois é necessário que todo o processo de desenvolvimento e fabricação seja rastreado e transparente, com impactos positivos em todos os elos da cadeia. Nesse sentido, uma matéria-prima natural, produzida por meio do trabalho de cooperados e agricultores familiares, que, em vez de desmatarem, preservam os recursos da natureza e comercializam seus frutos e sementes de forma responsável, fomenta diretamente uma economia circular e a conservação da floresta em pé. Esse tipo de iniciativa promove o desenvolvimento socioeconômico, garante o respeito à biodiversidade e estimula os investimentos na utilização consciente dos recursos.

Assim como nos exemplos citados na indústria de beleza, é importante ressaltar que todos os setores da economia precisam ter a mesma consciência diante do tema. Afinal, as empresas que buscam o fortalecimento no mercado precisam estar alinhadas às necessidades de consumo da população e engajadas em desenvolver produtos obtidos por meio de sistemas de produção totalmente transparentes e livres de substâncias sintéticas.

Portanto, diante da questão, é importante entender que a química verde tem um papel essencial no mercado global, pois surgiu para promover o equilíbrio econômico, social e ambiental. Hoje, podemos afirmar que o tema é muito mais que uma tendência, tornou-se uma realidade e, por conta disso, as empresas que apostam nesse conceito, estão à frente e prontas para liderar esse movimento em prol do desenvolvimento de produtos mais limpos, com rotulagens cada vez mais claras, seguros e altamente eficazes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome