Quinta, 02 Mai 2024

Mauro Lourenço Dias, engenheiro eletrônico, é vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, de São Paulo-SP, e professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Preocupada em chegar ao seu 40º aniversário em 2025 como empresa de ponta na prestação de serviços de comércio exterior, a Fiorde Logística Internacional acaba de concluir a primeira fase de seu projeto Fiorde 4.0, que parte de um conceito proposto recentemente, o Indústria 4.0, ou quarta Revolução Industrial.

Esse fenômeno engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, aplicação maciça de tecnologia, Internet of Things ou Internet das Coisas (IoT), processamento em nuvem e uso de inteligência artificial, entre outras tecnologias, das quais resultou a Logística 4.0, que surgiu em respostas àquelas tendências.

Como se sabe, a quarta Revolução Industrial se caracteriza pela utilização de máquinas controladas pela inteligência robótica, que inclui a robotização das linhas de produção e utilização de impressoras tridimensionais para a fabricação de produtos, bem como artefatos que fomentem a produção inteligente. Assim, a partir de sistemas cyber-físicos, como a IoT e a Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizávei s.

O termo Indústria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia e foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover, em 2011. Em outubro de 2012, o grupo responsável pelo projeto, ministrado pelos físicos Siegfried Dais, da Robert Bosch GmbH, e Henning Kagermann, da Academia Alemã de Ciências e Engenharia (Acatech), apresentou um relatório de recomendações para o governo alemão, a fim de planejar sua implantação. Então, em abril de 2013, foi publicado na mesma feira um trabalho final sobre o desenvolvimento da Indústria 4.0.

Seu fundamento básico partia do pressuposto de que, conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Já no setor portuário e no desenvolvimento dos serviços a ele ligados, a Logística 4.0 se caracteriza por tempos curtos de operação, alta conectividade, informações em tempo real, virtualização de processos e centros de distribuição inteligentes. Tudo isso em favor do aumento da produtividade, com a utilização da inteligência artificial para o atendimento à crescente demanda portuária e ao aumento da competitividade.

Com base nesses princípios, na primeira fase do seu projeto 4.0, a Fiorde migrou todo seu processamento bem como sua base de dados para a Amazon, que é a maior empresa do mundo em fornecimento dessa tecnologia. Dessa forma, conseguiu garantir 100% de disponibilidade do sistema aos seus clientes e colaboradores, associando esta tecnologia ao que há de mais moderno no que tange à segurança da informação, ataques cibernéticos, hackers etc., colocando seus sistemas adequados a atender as mais rígidas exigências de compliance e proteção de dados.

A segunda fase do projeto Fiorde 4.0, que já está em andamento, constitui a utilização efetiva de IoT e inteligência artificial, com o objetivo de agilizar os sistemas produtivos. Ao mesmo tempo, os profissionais que trabalham na empresa passam por um processo de adaptação para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que os novos tempos impõem.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome