Sábado, 27 Abril 2024

Terminal receberá investimentos de R$ 300 milhões do governo federal e operadores privados. O maior terminal portuário da América Latina, o Porto de Santos, aumentará sua capacidade instalada em 20 milhões de toneladas já em 2010, hoje em 110 milhões de toneladas. Para isso, segundo o diretor comercial e de desenvolvimento da Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Fabrízio Pierdomênico, o porto receberá investimentos da ordem de R$ 300 milhões dos setores público e privado neste período.

"Nunca se investiu tanto no terminal portuário como nos últimos quatro anos. Antes de se discutir a estadualização do porto, ou melhor, a indicação da diretoria da Codesp, deve-se realmente ter uma política mais específica para os portos do País", disse Pierdomênico em resposta à proposta do governador de São Paulo, José Serra, que defendeu a transferência da administração federal do porto para o estado.

Segundo ele, somente de aportes públicos serão aplicados cerca de R$ 200 milhões em dois projetos- as avenidas perimetrais e a dragagem nos canais de entrada - que irão modernizar o porto. "A perimetral da margem direita já está licitada e a empresa OAS está concluindo o projeto executivo. Já a avenida perimetral da margem esquerda, segundo Pierdomênico, está em fase de conclusão dos estudos de impacto ambiental. "Até abril isto deverá estar concluído e a expectativa é que neste semestre já coloquemos a licitação na rua", afirmou o diretor da Codesp. As avenidas eliminarão um problema muito comum no Porto de Santos, a falta de um acesso em separado para caminhões e ferrovias. "Todas as cargas, sejam elas vindas por trem ou rodovia, se encontram na entrada do terminal e isso causa grandes congestionamentos". "Com as perimetrais haverá uma segregação e, com isso, rapidez no desembarque das cargas", ressaltou o dirigente.

Navio de maior calado
A dragagem, conforme Pierdomênico, aumentará a profundidade do canal de acesso do porto hoje em média 13 metros. "A intenção é chegar a 15 metros em toda a extensão do canal de acesso. Com isso, poderemos receber, por exemplo, navios com calados de 15 metros sem que sejam carregados pela metade", disse o diretor.

O estudo de impacto ambiental da dragagem de aprofundamento deverá estar concluído em junho deste ano. "O órgão licenciador será o Ibama", afirmou Pierdomênico.

78 milhões de toneladas
O diretor da Codesp ressaltou, ainda, que o Porto de Santos deve encerrar o ano com um movimento de 78 milhões de toneladas de carga. No ano passado, com movimentação de 75,2 milhões de toneladas de carga, o terminal respondeu por 27% da balança comercial brasileira.

"Estes números são projetados com base no realizado até o mês de outubro, pois ainda não temos todos os dados fechados dos meses de novembro e dezembro", ressaltou Fabrizio Pierdomênico.

Fonte: Gazeta Mercantil - 17 JAN 07

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