Quarta, 23 Abril 2025

Segundo nota do Instituto Lula, o ex-presidente foi ouvido pelo procurador da República, Ivan Cláudio Marx,  no inquérito que investiga suas palestras e viagens ao exterior

Por Redação

Nesta quinta-feira (15), o ex-presidente Lula prestou depoimento, de forma voluntária, ao Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF) no inquérito que investiga suas palestras e viagens ao exterior. Segundo o Instituto Lula, o petista foi ouvido pelo Procurador da República, Ivan Cláudio Marx.

“Lula respondeu às perguntas do procurador e argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior”, informou o Instituto. “Disse que todas as suas palestras feitas estão declaradas e contabilizadas, com os devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco sobre concessões de empréstimos.”

Ainda de acordo com a entidade, Lula afirmou que “quem desconfia do BNDES não tem noção da seriedade da instituição” e que sempre procurou “ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior, com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil.”

O alvo das investigações, que correm em sigilo, é a série de viagens internacionais feitas pelo ex-presidente a países da África e América Latina, supostamente bancadas pela Odebrecht, a favor de quem o petista teria praticado “tráfico de influência”. O objetivo final, de acordo com as acusações, era facilitar a obtenção de financiamento do BNDES para obras da construtora. Fonte: Revista Fórum

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!