O Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro Loyola (SC) está recebendo a instalação do sistema ELO. Os dois conectores, compostos por um conjunto de corredores climatizados, no mesmo nível do solo, vão aprimorar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros. A prioridade será para oatendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de reforçar o conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade. Ao todo, R$ 4,21 milhões estão sendo investidos pela Infraero nessa melhoria.
Os trabalhos de instalação começaram no final de outubro e o sistema ELO deverá estar disponível aos passageiros em meados de novembro, quando começarão as primeiras operações assistidas de embarque e desembarque com proteção do vento, sol e chuvae tambémpermitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acessem as aeronaves com conforto e segurança. “Esse é um projeto inovador no País, que vai aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, além de oferecer as melhores práticas de acessibilidade aos viajantes com deficiência e mobilidade reduzida”, afirma o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.
A estrutura foi desenvolvida a partir da parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobrás, especializada em acessibilidade. Com tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos "fingers" por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, destinado ao uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
O sistema ELO segue o conceito de sustentabilidade e atende aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O equipamento também é adequado para aeronaves como o Boeing 737, Airbus 320 e Embraer 190 e 195, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras.
Versátil
A implantação do Sistema ELO é simplificada e não afeta a rotina dos aeroportos, uma vez que não exige obras de grande porte. Basta definir suas posições e montar a estrutura. Em Joinville, por exemplo, foram necessários apenas alguns ajustes nos pisos entre o terminal de passageiros e a posição de estacionamento das aeronaves. Outra vantagem é que o ELO é modular, podendo acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças.
Em 2013, a Infraero recebeu o Prêmio de Inovação TranspoQuip, em reconhecimento à elaboração do Sistema ELO, nova solução de acessibilidade para o embarque e desembarque em aeroportos. A TranspoQuip é a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina.
O primeiro sistema ELO instalado no Brasil foi no Aeroporto de Palmas(TO). Em seguida,Infraero levou a solução para Porto Alegre (RS)e, agora, em Joinville(SC).O planejamento da empresa prevê que 30 aeroportos administrados pela Infraero recebam o sistema ELO até o final de 2015.