Domingo, 24 Agosto 2025

 

Depois de conquistar exigentes mercados como os da Alemanha, Holanda, França e Suíça, a cooperativa Coagrosol (Cooperativa dos Agropecuários Solidários de Itápolis) chega ao mercado paulistano com seus sucos 100% naturais, buscando atender à demanda crescente por produtos integrais. A cooperativa realizou uma ação na unidade do Bourbon Shopping, da rede gaúcha do Supermercado Zaffari.

Criada em 2000, a Coagrosol reúne 350 produtores de frutas da região de Itápolis, interior de São Paulo. Os sucos da cooperativa se destacam pelo apelo saudável e pela ausência de conservantes, açúcares e aditivos. Condicionado em embalagens Tetra Pak, o produto é pasteurizado e pode ser consumido em até seis meses. Reginaldo Vicentim, vice-presidente da cooperativa, lembra das variedades para o consumidor: “O carro-chefe é a laranja, mas temos sucos de manga, goiaba, tangerina e limão, entre outros”.

Para chegar ao mercado internacional, a cooperativa buscou certificações. Entre elas, a de Comércio Justo, que atende mais de 200 critérios ambientais e sociais. Além disso, a entidade passa por uma auditoria anual de uma empresa alemã. “Atendemos aos mais exigentes critérios internacionais para exportar nossos produtos”, afirma Vicentim. Por isso, ele acredita na boa receptividade do mercado paulista para os sucos da cooperativa: “Queremos fazer chegar aos consumidores brasileiros a mesma qualidade de sucos já aprovada pelos consumidores europeus. São sucos 100% naturais e isentos de aditivos e conservantes”.

As exportações já responderam por até 90% do faturamento da cooperativa, que deve ultrapassar R$ 21 milhões em 2014. “Mas apenas as exportações não garantem um crescimento sustentável ao nosso negócio. Por isso, queremos conquistar o mercado interno”, afirma o vice-presidente da cooperativa.

A Coagrosol produz atualmente cerca de 40 mil litros de suco por mês, mas tem capacidade para alcançar 1 milhão de litros/mês. O mercado externo já respondeu por 90% do consumo da produção da cooperativa. Hoje, 50% do que é produzido segue para o mercado externo. A cooperativa é responsável pela comercialização e logística do produto e terceiriza o processamento.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!