A Alstom realizou a montagem do estator na obra do projeto Manduriacu, hidrelétrica a ser implantada no Equador. O equipamento, fabricado na unidade Taubaté (Brasil), contempla a parte estática do gerador e é formado por carcaça, núcleo e enrolamento. Sua potência, equivalente a 30MW, representa 50% da energia gerada pela usina e é suficiente para atender mais de 100 mil famílias. Com mais de três metros de altura e 7,5 metros de diâmetro, a peça pesa aproximadamente 72 toneladas. Esse trabalho foi feito em tempo recorde em campo, em menos de duas semanas após a montagem do conjunto Kaplan.
No mesmo período, a Alstom realizou o Teste de Aceitação Final (TAF) do Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC) para o projeto, em sua plataforma de testes, localizada na unidade de São Paulo. Esse marco é de extrema importância para o projeto, pois garante o funcionamento da usina. Os resultados superaram as expectativas e tiveram 100% de aprovação do cliente. A próxima etapa é realizar o carregamento do software nos equipamentos para que sejam feitos os comissionamentos do sistema em campo.
A Alstom faz parte de um consórcio para fornecimento de equipamentos para o projeto de Manduriacu, em que a sua participação soma aproximadamente €25 milhões para fornecer duas turbinas Kaplan de 30 MW cada, com um total de 60 MW de geração. O consórcio, que também possui em seu escopo a entrega de equipamentos hidromecânicos, subestação e balanceamento de planta, entra em operação comercial no fim deste ano.