Quinta, 21 Agosto 2025
Será realizado no próximo dia 29 de maio, em Santos, o Fórum Brasil Comexlog 2014, nona edição de evento organizado pela TVB-Bandeirantes e pelo jornal DCI. Com o objetivo de não só discutir os temas mais importantes do setor, mas principalmente de levantar soluções, ao final do encontro será entregue a Carta do Santos ao ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira.

Abaixo a programação do Fórum:

10h) Debate - Modal Aquaviário: novas tecnologias no monitoramento de tráfego e a importância da dragagem

Porque assistir: A Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp tem um processo de licitação em andamento para implantação do Vessel Traffic Management Information System (VTMIS). Esse instrumento é um sistema composto por câmeras e radares que possibilitará o monitoramento em tempo real e a documentação visual do fluxo de embarcações no canal do estuário e nas áreas de atracação do Porto. A tecnologia pode e deve contribuir para a segurança da navegação no estuário, nos casos de acidentes envolvendo embarcações. A dragagem de aprofundamento e alargamento do canal, sonho antigo e uma das prioridades da Secretaria de Portos, permitiu que Santos passasse a receber navios de maior porte. Mas ainda faltam algumas etapas para que sejam alcançados os 15 metros de profundidade em todo o canal de acesso, fator fundamental para ganho de escala.

14h) Debate - Modal Ferroviário: os investimentos previstos no setor e a busca pelo equilíbrio na matriz de transportes

Porque assistir: A participação do modal ferroviário nos acessos ao Porto de Santos, historicamente pouco significativa, constitui um dos grandes obstáculos para maior eficiência do complexo portuário. As reconhecidas vantagens da ferrovia em relação à rodovia são ambientais, financeiras e organizacionais. Esse desequilíbrio está em toda a matriz de transportes do Brasil, predominantemente rodoviária. Os grandes congestionamentos dos últimos anos e em especial em 2013, na temporada de escoamento das safras agrícolas, colocaram a transformação desse quadro entre as pautas mais urgentes da infraestrutura brasileira e vários projetos estão sendo elaborados para Santos. Para incrementar essa participação do modal ferroviário, os governos federal e paulista estão tentando viabilizar o Ferroanel, que possibilitará a chegada de um maior número de composições de carga ao Porto, sem a necessidade de travessia pela cidade de São Paulo, onde compartilham os trilhos com trens de passageiros.

15h) Painel - Nova relação capital-trabalho nos portos brasileiros, determinada pela Nova Lei dos Portos

Porque assistir: A publicação da nova regulação portuária, Lei 12.815/13, em junho do ano passado, alterou as normas trabalhistas em vigor desde a Lei de Modernização dos Portos de 1993. O painel irá discutir como essas alterações estão sendo assimiladas. A relação dos estivadores e dos trabalhadores de capatazia com os terminais é marcada por algumas divergências, considerando que a Lei permite a vinculação de trabalhadores recrutados exclusivamente entre portuários avulsos já registrados no Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO

16h15) Painel - Centralização das decisões trazidas pela Lei 12.815/13

Porque assistir: A centralização das decisões portuárias em Brasília, embutida na nova regulação portuária brasileira, está na contramão das gestões adotadas nos portos mais importantes do mundo. O Governo Federal entende que a medida vai imprimir maior velocidade na licitação de novos terminais, incentivar investimentos em áreas portuárias e melhorar a gestão das companhias docas. A nova regulação esvaziou os Conselhos de Autoridade Portuária (CAP), especialmente o de Santos, que vinha tendo atuação reconhecidamente eficiente e modernizadora para o Porto.eficiência da cadeia logística, e o consultor e ex-secretário de Assuntos Portuários do Município é uma das mais bem preparadas personalidades para avaliar seus impactos na vida diária do porto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!