Uma das principais razões que explicam o medo de dirigir é o temor que os condutores têm de errar e de serem desaprovados por outros motoristas. “Para enfrentar este medo é necessário auxílio de uma equipe com paciência e compreensão, que o ajude a superar esta fobia”, esclarecem as psicólogas Graziele Rigo Picolli e Ivana Zandavalli, do Sest Senat de Bento Gonçalves (RS). Para ajudar estes condutores, a unidade oferece o programa “Conduzindo sua própria vida! Vença o medo de dirigir!”.
O curso, que já está na quinta edição, é destinado a motoristas que já habilitados ou a quem pretende obter a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B e que queira enfrentar a chamada “síndrome do veículo na garagem”, a amaxofobia.
O programa prevê a realização de 38 horas/aula e o atendimento ocorre em quatro etapas entre individuais e em grupo.
Na primeira, um psicólogo clínico realiza uma entrevista individual com o condutor. O objetivo é conhecer melhor seus objetivos, personalidade, história de vida e trajetória com a CNH. O encontro tem duração de uma hora.
Depois são realizados encontro em grupo, que também são coordenados por um psicólogo e, eventualmente, por instrutores de trânsito. O objetivo, nesta fase, é hierarquizar os medos e ajudar a vencer traumas. O desenvolvimento se dá com técnicas vivenciais, dinâmicas e relaxamentos, palestras e orientações dos instrutores de trânsito sobre temas demandados pelo grupo.
Em seguida, os condutores já habilitados partem para a aula prática, realizada sob a coordenação de instrutores de trânsito. A execução começa dentro da unidade do Sest Senat e segue para distâncias maiores, com o objetivo é permitir que, aos poucos, o motorista ganhe mais confiança na condução.
A última fase ocorre diante da necessidade de alguns integrantes do grupo serem encaminhados para continuidade do acompanhamento com psicólogo ou para mais horas de práticas de direção individuais.
As aulas iniciarão no dia 5 de março e seguirão até 21 de julho. O custo varia de R$ 620 a R$ 690.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (54) 3055-0400.