Quarta, 20 Agosto 2025

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) divulgou nesta segunda-feira (17) os resultados da Operação Verão 2013/2014, que teve início em 14 de dezembro do ano passado e foi encerrada no domingo, dia 16. Segundo o levantamento, 4.616 embarcações foram inspecionadas pelos militares da CPPR, número superior ao verificado na Operação Verão anterior, quando foram realizadas 2.559 abordagens.

O número de embarcações apreendidas (incluindo motoaquáticas) neste ano chegou a 133, quantitativo semelhante ao registrado na edição passada da Operação Verão. O número de notificações emitidas foi superior ao ano passado, com 744 registros, contra 572 anteriormente. Ainda segundo o levantamento divulgado pela CPPR, foram recolhidas 26 carteiras de habilitação falsas, uma queda de 47% em comparação à Operação Verão anterior.

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Fiscalização busca garantir segurança no mar

Conforme o levantamento, entre as principais infrações cometidas estão: trafegar com a embarcação sem ser habilitado; possuir extintores contra incêndio fora do prazo de validade; navegação com lotação acima do permitido; falta de equipamentos de segurança (coletes e boias, por exemplo); não portar o documento de habilitação e deixar de inscrever ou de registrar a embarcação.

Segundo a CPPR, os dados registrados neste ano são o resultado de algumas providências operacionais, como, ampliação do horário das inspeções e maior número de equipes em atividade.As inspeções navais foram realizadas diariamente em diferentes pontos da jurisdição da CPPR, principalmente, em áreas com grande concentração de veranistas e navegadores.

O fim da Operação Verão, informa a Capitania dos Portos, não representará o fim das inspeções navais e do trabalho de orientação junto aos navegadores. As atividades permanecerão ininterruptas durante todo o ano, em menor escala, entretanto.

Acidentes
Na jurisdição da CPPR foram registrados, neste ano, cinco acidentes envolvendo embarcações, número equivalente ao período anterior. Todas as ocorrências estão sendo investigadas pela CPPR, com o propósito de apurar suas causas.

O último acidente registrado ocorreu no domingo (16), na região da represa Capivari, localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Um barco com seis tripulantes afundou e, até o momento, três pessoas foram encontradas com vida; duas pessoas faleceram e uma permanece desaparecida até a tarde desta segunda-feira. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha estão no local realizando as buscas. A CPPR abriu inquérito para apurar as causas do acidente.

Serviço
O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário deve comunicar o fato à CPPR, que averiguará e adotará as medidas cabíveis. Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (41) 3422 3033 ou (41) 3721 1500.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!