A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 5,4% em setembro, indica a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (24). Foi registrada leve alta sobre o índice de 5,3% de agosto, que tinha sido o menor desde dezembro de 2012.
Com relação ao mesmo mês do ano passado, a taxa ficou inalterada em 5,4% – a menor para o mês de setembro desde 2002.
Apesar da alta de 0,1 ponto percentual sobre agosto, o resultado, segundo o IBGE, não representa uma variação "significativa".
O número de desempregados na região metropolitana de Salvador chegou a 189 mil em setembro deste ano, um crescimento de 54,7% em relação ao mesmo período do ano passado (122 mil).
Segundo pesquisa divulgada hoje (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, apenas Salvador teve alta na taxa de desemprego na comparação de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, enquanto as demais mantiveram estabilidade.
A taxa na região metropolitana da capital baiana vem aumentando desde dezembro de 2012 e chegou a 9,3% em setembro deste ano (a maior do país). Em setembro de 2012, havia sido 6,2%.
Fontes: G1 e UOL