O enterro foi às 18h do dia 12 de outubro de 2013, no cemitério municipal da cidade de Bernardino de Campos (SP).
Laerte (como era conhecido) foi o fundador e presidente AEAMESP, exercia o cargo de engenheiro de segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e participou ativamente do processo que redundou na fundação da AEAMESP em 1990: atuou na Comissão Organizadora da Fundação, foi membro da primeira Diretoria e elegeu-se presidente da Associação na gestão 1994/1996, quando foi criada e realizada a primeira edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Ao deixar a presidência, passou a integrar o Conselho Consultivo da AEAMESP, apoiando efetivamente, com ideias e ações, todas as atividades de nossa Entidade.
Laerte era vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP e nessa condição foi eleito membro do Conselho Nacional das Cidades, representando a Federação Nacional dos Engenheiros - FNE, onde atuava no Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.
Nos últimos meses, Laerte vinha participando da organização da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em novembro próximo. Entre outras diversas atividades no âmbito profissional, sindical e de cidadania, era integrante do Secretariado do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) e membro do Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável.