Diante da greve, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou uma nota nesta segunda (30) alertando os consumidores que os caixas eletrônicas, Internet Banking, e telefones dos bancos são as melhores opções para se orientar a respeito do pagamento de tributos federais, que vencem a partir de hoje. Lotéricas e agências dos Correios também podem auxiliar em algumas operações bancárias.
Em boa parte das agências bancárias no País, somente os caixas eletrônicos têm sido abastecidos, permitindo a realização de saques e operações nos terminais de autoatendimento como transferências e pagamentos de boletos. Os depósitos em dinheiro e em cheque através dos envelopes estão suspensos na maioria dos estabelecimentos.
Sobre a greve nos bancos
Os bancários aprovaram a paralisação por tempo indeterminado em assembleias realizadas em todo o país no dia 12 de setembro. Os bancos apresentaram a única proposta no dia 5 de setembro, diz a Contraf.
A categoria exige reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), participação nos lucros e resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, o fim de metas abusivas, de assédio moral e das demissões em massa que, segundo a Confederação, adoece muitos bancários.