Para participar do concurso Miss Brasil, a candidata deve preencher os seguintes requisitos:
- Ser do sexo feminino;
- Ser cidadã brasileira por um período de pelo menos 12 (doze) meses que antecedem a realização do concurso;
- Ser residente no País;
- Ter no minimo 18 (dezoito) anos e no máximo 26 (vinte e seis) anos até o dia 31 de dezembro correspondente ao ano do concurso;
- Não ser emancipada;
- Nunca ter sido casada, nem ter tido casamento anulado;
- Nunca ter sido mãe, não estar grávida;
- Nunca ter sido fotografada ou filmada totalmente despida, expondo os seios e partes íntimas;
- Nunca ter sido fotografada ou filmada em cena de sexo explícito; e
- Ter estatura minima de 170 (cento e setenta) centímetros.
No entanto, algumas brechas no regulamento permitem que candidatas que não nasceram nos estados pelos quais vão competir participem da disputa nacional. É o caso de Márcia Gabrielle (carioca, eleita Miss Brasil por Mato Grosso em 1985), de Gislaine Ferreira (mineira, eleita Miss Brasil por Tocantins em 2003) e de Débora Lyra (capixaba, eleita Miss Brasil por Minas Gerais em 2010). As regras também abrem brechas perigosas como a alteração dos nomes de competição das misses. O caso de maior repercussão foi o caso da Miss Pernambuco 2008, Michelle Fernandes da Costa, que quase teve o título estadual cassado por posar para a Revista Playboy de março de 2009, ainda em função de sua participação no Big Brother Brasil.
Obrigatoriamente, a interessada em ser candidata a miss municipal ou estadual ao Miss Brasil deve ser cidadã brasileira plena. A vencedora só pode participar do Miss Universo do ano corrente, mas essa regra não impede que algumas misses tentem outros títulos internacionais após o fim de seus reinados. Adriana Alves de Oliveira foi Miss Brasil em 1981 e Miss Brasil Mundo 1984.
As informações são do concurso Miss Brasil e da Wikipedia.