O estudo britânico "Beer & Calories: A Scientific Review" vem trazer boas notícias a todos os que não bebem para evitar a famosa 'barriga de cerveja'. De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a cerveja não só não engorda como traz também muitos benefícios para a saúde.
Não negando que o consumo de qualquer bebida alcoólica em excesso pode conduzir ao aumento de peso e outras doenças associadas, que se desenvolvem pelo exagerado consumo de calorias, esta pesquisa afirma que o consumo moderado de cerveja conduz ao enriquecimento nutricional do metabolismo humano e ajuda a prevenir doenças de coração, osteoporose e diabetes.
Para esse estudo foram cruzados dados de outras 16 pesquisas, envolvendo na totalidade cerca de 200 mil pessoas.
O resultado da pesquisa revela que a cerveja tem um valor calórico mais baixo que a maior parte das bebidas alcoólicas no mercado, como vinho, bebidas brancas ou mesmo uma xícara de capuccino.
Verificou-se que a cerveja pode aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade no sangue, conhecido também como o 'bom colesterol', aconselhando o consumo de uma caneca de cerveja por dia.
Os resultados do estudo indicam ainda que a cerveja reduz em 31% o risco de ter uma doença cardíaca e demonstram uma grande influência na fortificação dos ossos devido aos altos níveis de silício que a bebida contém, que é essencial na formação dos ossos e cartilagens.