Sábado, 16 Agosto 2025
A edição número 68 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) será aberta nesta quarta-feira (24) e dois assuntos devem dominar as atenções: a sangrenta guerra civil na Síria e as denúncias de espionagem realizada pelos Estados Unidos. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, fará o discurso de abertura e será seguida pelo norte-americano Barack Obama.

Obama também poderá estrelar um encontro inesperado com seu recém-empossado homólogo iraniano, o centrista Hassan Rouhani. Chefes de governo dos dois países não mantêm contatos diretos desde antes da Revolução Islâmica iraniana de 1979, e as relações haviam piorado ainda mais nos últimos anos, durante a presidência do radical Mahmoud Ahmadinejad.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse à imprensa que os conflitos na Síria representam o "maior desafio à paz, à segurança e humanitário" do mundo no momento.

Obama ameaçou recentemente realizar uma intervenção militar em represália por um ataque com armas químicas que atribui ao presidente Bashar al-Assad, embora tenha freado esta opção após um compromisso com a Rússia, aliada e protetora do regime sírio, para que Damasco destrua seu arsenal deste material.

Já Dilma deverá questionar a governança da internet, altamente dependente dos Estados Unidos, em busca de uma maior proteção contra ações como as que o ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden tornou públicas e que, no caso do Brasil, afetaram as comunicações da presidente e da Petrobras.

Com informações da AFP, do Correio Braziliense, da Reuters e da Agência Estado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!