Quinta, 28 Novembro 2024
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) receberá 29 profissionais para trabalhar pelo programa federal Mais Médicos em nove cidades. Último balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde indica que, do total de médicos confirmados, 14 são brasileiros e outros 15 são formados no Exterior ou estrangeiros. Na primeira fase de seleção, encerrada na semana passada, 13 médicos (todos do Brasil) de 42 inscritos haviam confirmado a vinda para a região. Por causa da baixa confirmação, o prazo foi estendido pelo ministério e dada a chance aos profissionais de fora do País, que permitiu o aumento deste número. Os médicos devem começar a atender nos centros de saúde no final de setembro.

A nacionalidade dos profissionais que cada cidade receberá não foi informada até agora pelo governo federal. Porém, em todo o Brasil, a maior parte é da Argentina e Espanha: 142 e 100, respectivamente. No País, segundo dados do Ministério as Saúde, serão 1.618 profissionais trabalhando em unidades básicas; sendo 358 estrangeiros e 158 brasileiros formados fora. A estimativa é que eles atendam 6,5 milhões de usuários da rede pública.

O governo federal já está providenciando a vinda desses médicos, que irão se concentrar em oito capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Nessas cidades, participarão por três semanas (de 26 de agosto a 13 de setembro) de aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Somente depois dessa etapa é que poderão começar a atender nos centros de saúde.

As informações ão do portal iG.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!