A empresa Nutrisavour Comércio de Alimentos, franqueada da rede McDonald’s em Sorocaba (SP), deverá indenizar uma ex-funcionária por dar livre acesso aos gerentes de uma das lojas ao vestiário feminino. Eles entravam sem bater na porta. O caso foi julgado pela 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que condenou a companhia a pagar R$ 10 mil à trabalhadora.
Na decisão, o relator do caso, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, afirma que a atitude dos gerentes era autoritária e vexatória. Ele cita trechos do acórdão de segunda instância, que também foi favorável à trabalhadora.
Para o desembargador Claudinei Zapata Marques, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), a postura dos gerentes é ilícita mesmo que os superiores não tivessem “intenções escusas”. “O que se pode observar é uma excessiva e ostensiva vigilância da gerência para com as funcionárias, motivada, provavelmente, por alguma mesquinha desconfiança (por exemplo, se estariam ‘matando’ serviço, ou comendo lanches às escondidas etc.)”, afirma na decisão.
Fonte: Valor