A Sony definiu o preço do novo console de videogames PlayStation 4 100 dólares abaixo do valor que será cobrado pela Microsoft pelo seu novo Xbox One, num acirramento da rivalidade pelos bolsos dos jogadores antes da temporada de compras de fim de ano.
A Sony disse que venderá o PlayStation 4 por 399 dólares no final do ano pouco depois da Microsoft ter anunciado preço de 499 dólares para seu primeiro Xbox novo em oito anos. O novo console da gigante do software começará a ser vendido nos Estados Unidos em novembro.
O preço é maior em relação ao atual console, o Xbox 360, mas inclui um sensor de movimento Kinect para o jogos sem uso das mãos.
A Microsoft anunciou o Xbox One em maio, como o mais recente movimento em sua rivalidade com a Nintendo Co Ltd e Sony Corp no setor de videogames, avaliado em 65 bilhões de dólares anuais.
A briga pela liderança do mercado da “nova geração” de consoles está acirrada. Desde que foram apresentados ao público, algumas semanas atrás, o PlayStation 4, da Sony, e o Xbox One, da Microsoft, tentam cativar os jogadores antes de serem lançados. Duramente criticado pela mídia especializada por sua tentativa de se tornar mais uma estação de entretenimento digital do que um videogame, o novo console da Microsoft tinha uma enorme chance de mostrar que tem potencial para ser o mais vendido do mercado: a conferência para imprensa antes do início da E3, maior feira do setor, que acontece anualmente em Los Angeles. Mas parece que a empresa americana não foi muito bem sucedida em sua missão.
Nesta segunda (10), em um enorme teatro dentro do complexo da University of Southern California, a Microsoft recebeu jornalistas do mundo inteiro, mas não fez bonito. A apresentação começou com um blockbuster para impressionar, Metal Gear Solid: The Phantom Pain, mais um game da série de Hideo Kojima, que coloca o jogador no papel de Solid Snake. Entre as novidades, além da nova engine gráfica, mudanças climáticas realistas e a opção de um mundo aberto, como na série GTA ou Elder Scrolls, deu um novo fôlego a franquia .
Outro fator que pode atrair a atenção dos jogadores são as franquias exclusivas do Xbox One: World of Tanks, um game de PC que ganhará versão para o console; Dark Souls III, novo da série de RPG cujo grande destaque é a inteligência artificial que “aprende” com os erros dos jogadores; Ryse - Son of Rome, jogo de ação que lembra God of War, da rival Sony, onde o player encarna um general de uma legião romana, além de muita sanguinolência, com direito a quick time events, o jogo tem um enfoque na estratégia e no papel do líder no campo de batalha.
Fontes: R7, Terra e Reuters