Sexta, 08 Agosto 2025

A Polícia Federal (PF) ainda investiga a onda de boatos que levou milhares de brasileiros a uma corrida aos bancos, para sacar os benefícios do programa Bolsa Família, o mais popular do governo federal. Mas os resultados da busca por responsáveis por um ato criminoso desta envergadura permanecem irrisórios. Em uma série de erros, com a divulgação de suspeitos sem qualquer comprovação, a Caixa Econômica Federal (CEF) foi retirada da lista de vítimas e transferida para a relação de suspeitos, o que ampliou o desgaste do Palácio do Planalto. Ainda assim, a hipótese sobre o envolvimento de uma central de telemarketing na difusão dos boatos perdera força, com a alegação da PF de que a informação não procede.

“Desde o início das apurações, a PF não descarta nenhuma linha investigativa no inquérito que apura os boatos envolvendo o Programa Bolsa Família”, diz o texto de uma nova nota distribuída pela PF.

Informações colocadas à disposição da Polícia Federal (PF) apontam indícios de que o boato sobre o fim do Programa Bolsa Família, divulgado há 12 dias, teria partido do município paraibano de Cajazeiras, distante 480 quilômetros de João Pessoa.

Segundo matéria publicada pelo Jornal O Globo, a empresa Interagentes, que atua no setor de análise de redes sociais, no Estado de São Paulo, foi a responsável pela identificação dos indícios que envolvem o município paraibano.

Após realizarem buscas na rede mundial de computadores, técnicos da empresa descobriram que a mensagem “Bolsa Família começa sexta” foi publicada às 18h39 do dia 15 de maio, três dias antes da ocorrência dos tumultos. Ainda de acordo com a Interagente, a mensagem foi “retuitada” por 14 perfis, em horários diferentes e alguns destes perfis se identificaram como sendo da Paraíba.

Ainda de acordo com o Jornal O Globo, os especialistas da Interagentes descobriram que o primeiro perfil que incitou as pessoas a procurarem as agências da Caixa para sacar os benefícios do programa pertencia a uma moradora de Cajazeiras. Ela postou a mensagem às 8h, do dia 18. Como a mulher tem 200 seguidores, o comentário acabou sendo disseminado pela rede.

Fontes: Catingueira Online, Jornal da Paraíba e Correio do Brasil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!