Autoridades do Texas estimam entre cinco e 15 o número de mortos na explosão de uma fábrica de fertilizantes, na noite de quarta-feira, pelo horário local. Mais de 170 pessoas ficaram feridas.
A força do explosão foi tão grande que gerou um abalo sísmico de 2 graus na escala Richter.
O fogo ainda consome a fábrica, que virou um cenário de guerra. Os efeitos da onda de deslocamento de ar, gerada pela fusão, atingiu um raio de oito quilômetros. Casas, construções, veículos e armazéns que estavam nesse perímetro foram atingidos.
Muitos dizem que foi parecido com a explosão de uma "bomba atômica". O barulho foi ouvido a 70 quilômetros de distância.
Incêndio
O sargento William Swanton, da polícia de Waco, divulgou a estimativa de entre cinco e 15 mortos e confirmou que até agora não há sinais de que a explosão não foi acidental.
A explosão teria sido ouvida a até 70 kim de distância, e a Agência Geológica Americana disse que ela causou um tremos semelhante ao de um pequeno terremoto.
Segundo o Departamento de Segurança Pública do Texas, metade da cidade de West foi evacuada por medo de que ocorressem mais explosões ou um vazamento de gás tóxico.
Um porta-voz da polícia disse que foram registrados episódios de saqueio de mercadorias na região da explosão.
Um pronto-socorro improvisado para atender aos feridos foi instalado no estádio de uma escola na região.
’Há muita devastação. Nunca vi nada parecido’, afirmou o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.
Fontes: R7 e Band News TV