Domingo, 21 Setembro 2025

Após o protesto de lideranças indígenas que durou toda esta terça-feira (16), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se comprometeu a assinar nesta quarta (17) a criação do grupo de trabalho, composto por igual número de deputados defensores das causas indígenas, de deputados contrários e de representantes dos indígenas. O parlamentar informou que o grupo de trabalho pretende discutir todas as propostas em tramitação na Câmara de interesse dos índios, inclusive portarias do governo que tratam da questão.

De acordo com o deputado Padre Tom (PT-RO), alguns líderes partidários que participaram da reunião de Alves com as lideranças indígenas se comprometeram a não indicar deputados de seus partidos para a formação da comissão especial destinada a analisar a PEC 215. A PEC 215 transfere para o Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas.

Várias tribos estão se reunidas em Brasília para comemorar e pressionar o governo, já que na próxima sexta-feira, dia 19, é comemorado o dia do índio. A intenção é que mais de 700 líderes indígenas esteja na capital federal nesta semana.

“Somos da terra indígena Raposa Serra do Sol, mas também falamos da situação dos povos indígenas de todo o Brasil”, disse a coordenadora jurídica do Conselho Indígena de Roraima, Joenia Batista de Carvalho, durante reunião com o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos.

Além das reivindicações, os índios cobraram justiça nos casos de violência sofridos por lideranças.

Os índios chegaram cedo ao Congresso. Eles dançaram e cantaram no Salão Verde. Mas o protesto não ficou restrito ao Salão Verde. Eles decidiram entrar no Plenário. Os seguranças tentaram impedir a invasão. Mas não adiantou. A invasão dos índios assustou os parlamentares.

Com informações da Agência Brasil, do Globo.com e do Caldeirão Político.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!