Destacando o crescimento do transporte nas hidrovias da região Amazônica, o superintendente de Navegação Interior da ANTAQ , Adalberto Tokarski, relatou que em 2012, foram transportados 81 milhões de toneladas de cargas nas hidrovias brasileiras, sendo que 80% nos rios da Amazônia.
O número de empresas regularizadas junto à ANTAQ, também aumentou. De acordo com Tokarski, em 2012 seis empresas foram regularizadas no transporte longitudinal de passageiros e misto na região, e 23 novos processos foram abertos relativos à prestação de serviço nessa modalidade, dos quais 17 já obtiveram autorização da Agência.
A ANTAQ ainda está concluindo levantamento do transporte fluvial de passageiros na Amazônia, em parceria com a Universidade Federal do Pará. O levantamento irá mostrar os números do fluxo de passageiros, o percentual de homens e mulheres transportados, o número de embarcações existentes e a idade da frota, entre outros dados.
Tokarski também citou outros dois estudos desenvolvidos pela agência, o PNHI (Plano Nacional de Integração Hidroviária) que traça a demanda do transporte de cargas nas seis principais bacias hidrográficas do país, em cenários quinquenais que vão de 2015 a 2030, e outro que aponta o aumento da extensão de hidrovias economicamente navegadas no país.
Fonte: Guia Marítimo