Terça, 05 Agosto 2025

Presidente do Uruguai, José Mujica deixou escapar nesta quinta-feira um crítica à colega argentina Cristina Kirchner, sem perceber que seu microfone estava ligado. Foi durante entrevista coletiva em Sarandí Grande (a 138 km de Montevidéu), transmitida ao vivo pela internet pela Presidência uruguaia.

Enquanto conversava com aliados, Mujica disse que "essa velha é pior que o vesgo", numa referência ao falecido marido de Cristina e ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que era estrábico. Mujica falava com os partidários sobre as relações uruguaias com Brasil e Argentina.

Segundo o jornal argentino "El Observador", Mujica dizia que, para conseguir qualquer coisa com a Argentina, era preciso falar antes com o Brasil. O uruguaio teria dito ainda que Cristina é teimosa, e que Néstor, morto em 2010, era mais político. Questionado sobre as declarações, Mujica disse que não falou sobre a Argentina na ocasião. "Não vou dar bola e nem atravessar o mundo para esclarecer nada. Inventem o que quiserem", disse.

Este é o segundo incidente diplomático entre o Uruguai e a Argentina, provocado por um microfone aberto. Em 2002, o então presidente do Uruguai, Jorge Batlle, fez um desabafo no fim de uma entrevista, achando que a câmera de televisão tinha sido desligada: “Os argentinos são um bando de ladrões, do primeiro ao último”, disse. Na época, a crise argentina estava afetando a economia uruguaia. Batlle viajou a Buenos Aires para pedir desculpas ao então presidente Eduardo Duhalde (antecessor de Néstor Kirchner).

Fontes: Brasil 247 e Agência Brasil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!