Sábado, 18 Janeiro 2025

Com a morte do senador Eliseu Resende (DEM-MG), no domingo, 2, deve assumir a cadeira no Senado seu primeiro suplente, Clésio Soares de Andrade (PR-MG). Ambos têm em comum a carreira feita na área de rodovias e transportes. Eliseu foi ministro dos Transportes entre 1979 e 1982, Clésio é presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) desde 1994.

Mesmo atuando em Brasília, Clésio mantém fortes vínculos políticos com seu estado de origem, Minas Gerais. De 2003 a 2006, ele foi vice-governador de Aécio Neves, a quem fará companhia no Senado pelos quatro anos de mandato a que Clésio terá direito (Eliseu Resende sairia em 2015).

Clésio Soares de Andrade nasceu em Juatuba, Minas Gerais, em 12 de outubro de 1952. Economista, administrador de empresas e contabilista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 1979, iniciou sua atividade profissional na área de transporte coletivo, aos 11 anos de idade, como trocador de ônibus, passando posteriormente a diversos outros cargos, como fiscal, chefe de operações e diretor com 16 anos.

Na presidência da CNT, Clésio Soares buscou inserir os transportadores nos grandes debates nacionais, incentivou o desenvolvimento do Plano CNT de Transporte e Logística e as pesquisas anuais sobre os modais. Fundou o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Clésio Soares também fundou e presidiu a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado de Minas Gerais (Fetram) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte do Setransp.

Empresário, é proprietário de empresas com participação e investimentos nas áreas de transporte, ensino superior e agronegócio, entre outras atividades.

Fonte: Agência Senado

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!