O Grupo Ultra anunciou ontem, por meio de sua subsidiária Ultracargo, a compra de 100% do capital social da União Terminais e Armazéns Gerais, pertencente à Unipar (União das Indústrias Petroquímicas). O negócio, de R$ 483 milhões, vai garantir à Ultracargo a liderança isolada no setor de armazenagem de granéis líquidos no País.

Segundo o presidente do Ultra, Pedro Wongtschowski, a aquisição inclui um terminal no Porto de Santos, um no Rio de Janeiro e 50% da participação da União no capital social da Vopak numa unidade em Paranaguá. Juntos esses ativos vão acrescentar 149 mil metros cúbicos (m³) à capacidade de armazenagem da Ultracargo, até então de 353 m³.

A empresa passará a deter 30% da capacidade brasileira, calculada em 1,7 milhão de m³ (o equivalente a toda produção de álcool do Norte e Nordeste do País). A Ultracargo já contava com terminais em Santos (SP), Suape (PE), Aratu (BA), Paulínia (SP) e Montes Claros (MG).

Com a conclusão do negócio, a Unipar abandona o ramo logístico e passa a se concentrar exclusivamente nos investimentos petroquímicos, como a criação da nova empresa em parceria com a Petrobrás.

Até o ano passado, a companhia demonstrava grande interesse pela expansão de sua área logística, inclusive na ampliação do pier da Alemoa, em Santos. Na época, a empresa afirmou que tinha R$ 1 bilhão para investimento no setor.

Há cerca de três meses, porém, esses planos mudaram e a Unipar pôs os ativos logísticos à venda. Wongtschowski afirma que, além do Grupo Ultra, o negócio envolveu outros interessados. “Acreditamos nesse setor por causa do grande potencial de crescimento dos biocombustíveis, do agronegócio, com as operações de fertilizantes, e do comércio exterior como um todo. Por isso ficaremos atentos a novas oportunidades”, disse o executivo.

O fechamento do negócio ainda dependerá de autorizações das autoridades portuárias, o que deve ocorrer dentro de 60 dias. O pagamento será feito com recursos próprios ao fim desse prazo e com o cumprimento de todas as condições.

Fonte: O Estado de S.Paulo - 09 JUN 08

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s