A Toyota irá reduzir o volume de exportações do Corolla, seu veículo mais vendido, para atender a demanda do mercado brasileiro e argentino. Ontem a montadora japonesa apresentou a nova versão do modelo, que tem expectativa de aumento de 50% nas vendas em relação a 2007.
"Queremos retomar a liderança no segmento de sedãs médios tanto em volume quanto em imagem", afirmou Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul. Em 2007, após cinco anos de domínio do Corolla, o Novo Civic, da Honda, alcançou a liderança do segmento. Segundo Andrade, será difícil retomar o posto ainda este ano. A meta é voltar a ser líder em 2009.
O novo Corolla tem algumas mudanças no design e no tamanho do veículo. A antiga versão era comercializada desde 2002. Em 2007, foram vendidas 39,5 mil unidades do modelo. Para Andrade, o maior desafio será atender a demanda pelo Corolla, pois a capacidade da planta de Indaiatuba (SP) está praticamente no limite. No ano passado, a empresa fez alguns investimentos em ferramentaria, o que elevou a capacidade de produção de 60 mil para 70 mil unidades, em dois turnos. Um novo turno, por enquanto, não está nos planos da empresa.
Alguns países, como a Venezuela, receberão a nova versão do Corolla importada de outro país. Segundo um executivo da Toyota, a origem mais provável é o Japão. "A maior parte da produção ficará no Mercosul, sendo a maior parte no Brasil", disse Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul. Outra estratégia para reduzir as filas de espera foi a implantação de um novo sistema de pedidos na rede de concessionárias. Com ele, a montadora poderá prever a demanda nacional e orientar a distribuição. "Vamos colocar o carro certo, no lugar e no momento certos", explica Andrade.
A nova versão custará R$ 62 mil, com câmbio manual e R$ 66 mil, com transmissão automática. O carro-chefe de vendas - a versão XEi, com motor de 1.8 litro e câmbio automático - custará R$ 72,5 mil. As vendas se iniciam em abril.
Nova fábrica
Hasebe afirmou que ainda não foi tomada uma decisão em relação à nova planta da Toyota no Brasil - que está sendo disputada por diversos municípios e estados. Na semana passada, o governo do Rio de Janeiro fez uma proposta para a matriz japonesa, que incluía um pacote de benefícios fiscais. De acordo com pessoas ligadas ao mercado automobilístico, a nova planta irá produzir um modelo compacto para atender o mercado da América Latina e deverá ser anunciada ainda neste ano.
Fonte: DCI - 26 MAR 08