Sábado, 01 Fevereiro 2025
 

Especulações sobre a venda do controle acionário das Companhias Docas, que administram os principais portos do país, foram solenemente afastadas na semana passada pelo ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos (SEP), em sua estada a Santos-SP para receber o título de Personalidade PortoGente 2007. Mas isso não impede que a União venda parte de suas ações.

Infraero à venda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pela abertura do capital da Infraero, estatal que administra 67 aeroportos do país. No entanto, segundo fontes oficiais, a União deverá ficar com a maioria das ações.

O x da questão

A Infraero é uma empresa pública e precisará modificar sua natureza para poder ter seu capital aberto, enquanto as Companhias Docas já são Sociedades Anônimas por ações. Se vender 49% das ações das Docas, as forças nos seus Conselhos de Administração – que elegem as diretorias – poderão mudar bastante.

Personalidade do Ano

Consagrado por exaustiva e ampla auscultação nacional dos segmentos ligados à atividade portuária, na quinta-feira, 6, o ministro Pedro Brito da SEP recebeu em Santos-SP, o prêmio Personalidade PortoGente 2007 (veja).

Desafio

Ao receber o troféu, Pedro Brito anunciou que aquela obra de arte do pernambucano escultor Chico Melo permanecerá sobre a sua mesa de trabalho, como um compromisso assumido de promover as mudanças necessárias para colocar os portos nacionais em lugar de destaque no cenário global.

Discurso e prática

Em seu discurso pelo recebimento do prêmio, no qual se disse admirado pelo bom nível dos técnicos existentes nas Companhias Docas, o ministro Pedro Brito deu um recado claro aos diretores dessas estatais: é preciso valorizar e se harmonizar com a prata da casa.

Água e óleo

Não convidem para tomar água de coco no mesmo quiosque o secretário adjunto da SEP, José Roberto Serra, e o presidente Bella Filho da Codesp.

Dança das cadeiras

É aguardar e conferir. Por conta de tantos imbróglios no Porto de Santos, 2 dos 4 diretores da Codesp estão com os dias contados no cargo. Nos bastidores, são fortes as articulações políticas para indicar os nomes dos substitutos.

Ninguém ‘guenta’

Já no terceiro Superintendente Jurídico, nesta terça-feira (11/03) sai mais um Superintendente ligado diretamente ao presidente Bella Filho da Codesp. Desta vez foi o advogado Marcelo - pouco mais de um mês no cargo – quem pediu as contas da Assessoria Técnica e de Gestão de Contratos - DPT. Resta ver até quando o porto suporta esse troca-troca.

Pois é...

Uma surpreendente mudança está desabrochando nos mercados mundiais de alimentos. A seguida elevação dos preços do petróleo vem alterando a equação do cultivo e o transporte de alimento através do globo. É que a enorme demanda para os bio-combustíveis tem estimulado o uso da terra para produzir combustível, o que aumentará os preços dos alimentos pela menor quantidade ofertada. 

Para o próximo governo

O tão esperado Porto de Itapoá, em Santa Catarina, deve demorar mais dois anos para começar a operar. É que, por cerca de R$ 33 milhões, a empreiteira Fortunato terá 720 dias para concluir as obras de acesso ao local. O governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) determinou a aceleração das obras do terminal que será o maior da região Sul do País.

Tiririca
 
O deputado Chico Lopes (PC do B – CE) anda revoltado com a decisão da Petrobras de construir uma refinaria de petróleo no Rio Grande do Norte e deixou o seu Ceará – que abriga os portos de Fortaleza e Pecém – a ver navios. O parlamentar pede uma audiência com o presidente da empresa e quer uma compensação para a população e para o empresariado local.

Portuários aflitos
 
Jornada excessiva de trabalho, não-pagamento de horas extras e adicional noturno, atrasos nos salários e descontos indevidos nos contracheque. As irregularidades trabalhistas, apontadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, foram constatadas no Complexo Industrial e Portuário de Suape, na costa do estado. A Delegacia Regional do Trabalho (DRT está sendo pressionada para agir e fazer cumprir acordos firmados com trabalhadores.

Mais uma estatal
 
O Conselho de Administração da Petrobras pretende criar uma subsidiária da estatal apenas para cuidar do setor de biocombustíveis. A empresa deve se chamar Biobras e receber investimentos acima de U$ 1 bilhão. O atual assessor da presidência da Petrobras, Alan Kardec, é o nome mais cotado para assumir o comando do novo empreendimento.

Eterna espera
 
O Porto de Itaguaí (RJ), no qual o Governo Federal investiu os tubos, a fundo perdido nos últimos anos, vive agora a expectativa dupla fazer deslanchar suas operações. O porto espera a implantação do Arco Metropolitano, que interligará cinco rodovias federais que cortam a cidade do Rio até Itaguaí, cujas obras custarão cerca de R$ 1,4 bilhão e têm previsão de conclusão depois de 2010. Ou senão a ampliação portuária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que para conseguir o dinheiro destinado à ampliação ainda não sabe se vende ações ou parte da Casa de Pedra (MG) – mina com valor estipulado em 17,9 bilhões de dólares -para algum investidor interessado.

Haja cobertor

Na semana passada, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) solicitou ao ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, que dê prioridade à retomada do cronograma de obras de ampliação do Porto de Itaqui, em São Luiz do Maranhão, para viabilizar o escoamento da safra de grãos do Tocantins.

Paraná em guerra

Já o senador paranaense Osmar Dias (PDT) pediu ao ministro Pedro Brito que faça uma intervenção para resolver a ineficiência da gestão do porto de Paranaguá. O senador disse que, além de gerar prejuízo, as falhas da administração causam uma perda inestimável de credibilidade, comprometendo a movimentação de cargas.

Ampla, geral e irrestrita
 
A iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) de auditar os portos brasileiros já deixa muitos gestores e ex-gestores de cabelo em pé. Portos sob comando estadual – como Paranaguá e Rio Grande -, que não esperavam participação direta do governo federal e da SEP na análise de contas dos complexos portuários, agora não terão como escapar da blitz proposta pelo TCU. Em entrevista a PortoGente, o ministro Pedro Brito disse que acha “ótima” a intenção do Tribunal e que os órgãos vão trabalhar em conjunto na auditoria.

Na lata
 
Em encontro com o ministro dos Portos, Pedro Brito, o presidente do Sistema Farsul que representa os agricultores gaúchos, Carlos Sperotto, apontou as falhas do Porto do Rio Grande, o principal do estado. As deficiências da dragagem de aprofundamento do canal de acesso – que virou novela, adiada para julho deste ano – e na necessidade de alongamento dos molhes da barra. Sperotto reclama, ainda, das taxas cobradas pelo período em que as embarcações ficam aguardando para carregar, encarecendo o custo da produção.

Sem-terra

Atualmente, apenas as companhias de não-residentes ou com sede no exterior têm restrições para a compra e arrendamento de terras no Brasil. Mas o governo já decidiu e vai estender a restrição legal para realizar essas operações com terras no país também para as empresas brasileiras que sejam controladas por acionistas estrangeiros.

Exportações em alta

O Governo elevou a estimativa para exportações do País em 2008 de US$ 172 bilhões para US$ 180 bilhões. Isso representa aumento de 12% em relação às vendas externas em 2007, que foram de US$ 160,6 bilhões. Para as autoridades, a avaliação positiva sobre a economia brasileira por bancos e agências de classificação de risco indica que os investimentos estrangeiros diretos no Brasil continuarão a crescer.

Carne vale

Em meio ao embargo da União Européia à carne bovina brasileira in natura, os exportadores nacionais obtiveram, em fevereiro, preços 16,2% superiores aos de janeiro deste ano. No primeiro bimestre, essas vendas somaram US$ 619 milhões, superior em 11,6% aos US$ 541 milhões dos dois primeiros meses de 2007.

Vivo

Ao mesmo tempo em que as restrições para entrada da carne brasileira na União Européia não parecem afetar tanto as exportações, aumentam os embarques de gado vivo. Só no ano passado as exportações de gado vivo tiveram um crescimento de 261,3% em relação a 2006. A receita alcançou US$ 259,955 milhões e o número de animais embarcados, para engorda e abate nos países de destino, chegou a 431,8 mil, aumento de 76,3%.

Energia alternativa

A crise climática forçará uma histórica mudança para uma rede de fontes de alternativa para alimentar a necessidade de uma matriz inteligente. As Autoridades Portuárias precisam despertar para essa realidade e preparar o futuro dos portos no tocante á demanda energética.

Lição de casa

É preciso e possível encontrar soluções energéticas alternativas para suprir as necessidades do desenvolvimento dos nossos portos e preservar a natureza. Para enfrentar esse desafio, deve-se olhar para a frente, conjugar esforços e buscar fontes de financiamentos público e privado, ações congressuais e o trabalho árduo dos nossos cientistas e engenheiros.

Sai ou não sai?
 
Trabalhadores do Porto de Maceió reclamam da paralisação do serviço de pesagem do Porto para a construção de uma balança em plena safra.  A “atravessada” prejudicou os trabalhadores que há muito estão sem receber salários. Consta que foi solicitado ao administrador, Domício Silva, que a balança não fosse desativada exatamente nesse período de grande movimentação. No entanto, sem saber se sai ou fica no comando do terminal, o indicado do PL acabou não agindo com rapidez.

Clique você também

PortoGente segue recebendo inscrições para o concurso de fotografia digital ‘O porto que eu amo’. O intuito é reunir imagens de todo o País clicadas por fotógrafos amadores, profissionais e por apaixonados pela atividade. Para participar, basta captar uma visão pessoal do porto que faz parte da sua vida e enviar o arquivo de, no mínimo, 1600x1200 pixels para o e-mail [email protected]. Cada pessoa poderá se inscrever com até duas imagens e o vencedor ganhará uma câmera fotográfica digital. Leia aqui demais detalhes sobre o concurso.

Fonte: PortoGente - 11 MAR 08

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