O projeto final de construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante, na área da grande Natal, trabalha com o mais moderno conceito e estrutura aeroportuária do mundo: um Aerotrópolis. Ele será o centro de atividades e a principal ferramenta de desenvolvimento e organização de todo o seu entorno, na qual se pretende implantar rede hoteleira, estações de metrô e de ônibus, linhas férreas diretas para o porto de Natal.
Essa macrovisão foi apresentada pelo engenheiro Ibernon Gomes, o homem que está comandando a implantação do aeroporto. Para ele, poucos aeroportos (Pequim, Charles de Gaulle, em Paris e o de Hong Kong) já dispõem desta estrutura. O de São Gonçalo do Amarante, quando concluídas as pistas (e já chega a mais de 90%) poderá receber aviões como o cargueiro 374-400. o MD-11 e o A380, que tem capacidade par 840 passageiros.
Mas ele alertou que essa mega estrutura não é para já. O novo aeroporto será construído a medida em que a capacidade de movimentação de Natal exija. As etapas serão longas até atingir todo o seu potencial de 40 milhões de passageiros, o que é quase uma utopia e está muito longe de acontecer pois o de Guarulhos, em São Paulo, o maior do Brasil tem um movimento/ano, hoje, de 18 milhões.
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