Domingo, 02 Fevereiro 2025
 

Agora por conta do PAC, foram adiados mais uma vez os prazos para início das dragagens dos portos brasileiros. Aumenta o passivo da nossa eficiência operacional. Nosso comércio exterior vai pagar a conta por não poder operar grandes navios e dar escala às suas movimentações.

 

Desajeitado

 

Preocupa, ainda, que estudos e licenciamentos possam piorar o atraso. No caso do Porto de Santos, a empresa que realiza o estudo para alargar e aprofundar o canal de acesso, no final do prazo para entregar o trabalho, ainda está perguntando que família de navio vai operar no porto. Até quando o gargalo das profundidades nos portos?

 

Torneio

 

Os I Jogos Portuários que PortoGente promoveu como parte da comemoração dos 200 Anos da Abertura dos Portos rendeu momentos felizes e de congraçamento entre os portuários de Santos (veja cobertura completa).

 

Caso de polícia

 

Menos de dez dias após a visita do ministro da SEP, Pedro Brito, ao Porto de Itajaí, o superintendente do porto catarinense, Wilson Francisco Rebelo, foi preso. Ele está sendo acusado de fraude no pagamento dos benefícios do INSS. A última entrevista de Rebelo, de 55 anos, antes de ter a prisão temporária decretada, foi concedida à reportagem de PortoGente (leia matéria completa).

 

Mau exemplo

 

Na ocasião, o ministro citou Itajaí como “exemplo para o País no quesito de gestão portuária”. Pois é. Claro está que os portos, além das obras de infra-estrutura, também precisam de uma boa “dragagem” moral.

 

É uma pena

 

Construída em madeira em 1926 e tendo servido como lancha do almirantado inglês na Segunda Guerra, a Igara também foi a embarcação oficial do Inspetor Geral da Companhia Docas de Santos (CDS). É uma bonita e valiosa peça histórica. Por total descaso, hoje ela está se acabando ao tempo no Museu do Porto de Santos. 

 

Fio terra

 

Apesar do Porto de Santos estar situado no reduto eleitoral do deputado Márcio França (PSB), a impopularidade da diretoria da Codesp na Baixada Santista tem sido debitada na conta política de Ciro Gomes, candidato do PSB à  presidência da República.

 

Escafedeu-se

 

O superintendente da Guarda Portuária do Porto de Santos, Cid Pereira Santos, quer saber onde foram parar os dois revólveres que estão sumidos desde a administração anterior. Mandou abrir inquérito.

 

Portus

 

O Instituto de Seguridade Social dos portuários está sob fiscalização da Secretaria de Previdência e Complementação, que já concluiu seu trabalho. O relatório deve ser encaminhado às patrocinadoras.

 

Diálogo

 

Para o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, as administrações das companhias docas precisam melhorar o diálogo com a comunidade portuária, a exemplo do ministro Pedro Brito e, também, recolher os valores devidos ao Portus.

 

Ingerência

 

Portuários que, após a posse de Lula, em 2003, confiaram nos projetos do presidente para o desenvolvimento do País, estão decepcionados com o rumo que o governo tomou. Apesar da criação da SEP e das verbas destinadas à atividade portuária, os trabalhadores estão insatisfeitos com a gestão de Recursos Humanos e do tratamento pessoal dentro das companhias docas.

 

RH zero

 

Nos planos governamentais e empresariais, as preocupações com as condições de trabalho, com as características psicofisiológicas dos trabalhadores e com as questões de saúde e segurança são ínfimas, o que desestimula o desempenho dos envolvidos. Há até quem aponte que os verdadeiros departamentos de Recursos Humanos das docas do Brasil são a Justiça do Trabalho e os sindicatos, onde estão concentradas as brigas pela insatisfação dos portuários.  

 

Nos trilhos

 

O Terminal de Contêineres, batizado de Teval, da MRS Logística no Porto de Santos sairá do papel este ano. A construção em uma área de 140 mil metros quadrados começará, segundo o presidente da companhia, Julio Fontana, até agosto e a exploração será feita pela Estação da Luz Participação Ltda., capitaneada por Guilherme Quintela.

 

A casa caiu

 

A administração do Complexo Portuário e Industrial de Suape e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco estão em pé de guerra. O TCE suspendeu, devido a suspeita de direcionamento na licitação, a contratação do consórcio Projetec-Planave, escolhida pela direção do Complexo para produzir o novo plano diretor de Suape.

 

Poluição

 

Mais uma vez ocorreu derramamento de óleo no Porto do Rio Grande (RS). Desta vez, foi causado por uma avaria no casco do navio Monte Sarmiento, de bandeira alemã, que transportava contêineres e bateu na murada do cais, no dia 22.

 

Dúvida

 

Na opinião de um especialista portuário, a suspensão judicial por tempo indeterminado da abertura da licitação para dragagem dos portos paranaenses, que estava marcada para segunda-feira (28), mostra que o processo de contratação desses serviços ainda tem imperfeições (confira editorial da última semana).


No muro

 

PortoGente antecipou que a Marinha do Brasil era contrária à idéia da Secretaria Especial de Portos (SEP) de passar o comando da praticagem para as Companhias Docas. Agora, por causa de toda a repercussão do assunto, o diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Carlos Eloy Cardoso Filho, afirmou que pretende aguardar os próximos acontecimentos para definir uma posição a respeito do tema.

 

Decepção

 

Empresários baianos aguardam uma mudança de atitude por parte da nova diretoria da Codeba, para que os acessos e os serviços dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus possam se tornar competitivos novamente. O primeiro a alertar sobre os problemas da Bahia foi o diretor-executivo da Associação dos Usuários dos Terminais Portuários de Salvador (Usuport), Paulo Villa.

 

Até quando?

 

Agora, donos de transportadoras também pedem providências no Estado (leia mais). Um deles, por exemplo, não sabe até quando irá durar a gestão técnica à frente da Codeba. “O troca-troca é constante, sendo que porto tem que ser algo estratégico e todos aqui falham nisso”, disparou o empresário Creso Amorim.

 

Superando problemas

 

Os cafeicultores também reclamam, mas dos governos estadual e federal. O motivo é a rodovia BR-324, que liga o interior à capital Salvador. A fila de caminhões torna-se intensa na safra do café e a construção de uma terceira pista na estrada tornou-se uma necessidade. Mesmo com esses problemas, a produção de café na Bahia pulou de 40 mil para 500 mil sacas ao ano, segundo a Assocafé.

 

Cerveja salvadora

 

O secretário de Estado dos Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, confessou ao PortoGente que acredita na ressurreição do Porto de Angra dos Reis, graças à importação de cevada comandada por uma grande empresa nacional e aos investimentos nos modais de acesso. Segundo ele, estudos comprovam que a saída para Angra é apostar no segmento offshore.

 

Canteiro de obras

 

Outra aposta de Julio Lopes é o Arco Metropolitano, que ligará a BR-101 ao Porto de Itaguaí. No total, serão construídos 145 quilômetros de vias ligando Itaguaí ao Rio de Janeiro. O projeto executivo está pronto e já há liberação do licenciamento ambiental para tal. A previsão para o início da licitação é fevereiro e o prazo de execução da obra, que foi orçada em onerosos R$ 850 milhões, é de dois anos.

 

Todo mundo de olho

 

O Ministério Público Federal (MPF) está de olho nos passos dados pela empresa LLX, do empresário Eike Batista, para a construção do Porto Brasil, na cidade de Peruíbe. Por enquanto, nenhum procurador irá se pronunciar, mas é certo que as denúncias de negociações diretas entre índios da área e supostos representantes da empresa não agradaram a ninguém na cidade.

 

Fonte: PortoGente - 29 JAN 08

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