Com a nova área, a Votorantim irá centralizar a armazenagem e manuseio de seus produtos exportados, criando um centro de distribuição ("hub") Europa e integrando as exportações de suas unidades de negócio.
O negócio envolve três armazéns cobertos, que somam 24,3 mil metros quadrados de área; um cais próprio de 11.250 metros quadrados; e a prestação de serviços, por parte da Westerlund, do manuseio de cargas dentro do novo terminal portuário.
- Com a aquisição poderemos integrar a armazenagem de nossos produtos e otimizar custos entre as unidades do grupo - disse Sérgio Fonseca, diretor de logística da Votorantim Internacional.
Entre os principais produtos exportados para a Europa pelas unidades industriais da Votorantim estão zinco, níquel, alumínio, suco de laranja concentrado, celulose e nitrocelulose. As estimativas são de que o novo centro de distribuição deverá promover sinergias operacionais, redução de custos e significativa ampliação das exportações das empresas do Grupo para os países europeus.
Até 2012, a previsão é de que a Votorantim mais do que dobre o volume de cargas exportadas para o continente europeu, chegando a 2,2 milhões de toneladas/ano.
Também contribuiu para o fechamento do negócio o fato de o grupo brasileiro já ter um ativo em Antuérpia. A área que acaba de ser adquirida é contígua à de um armazém da Votorantim Agroindústria, utilizado para armazenagem de suco de laranja concentrado, um dos principais produtos exportados pelo grupo.
Fonte: O Globo - 16 JAN 08