Domingo, 02 Fevereiro 2025

Depois de 120 dias sem conseguir dar (novo) sentido ao Porto de Santos, a diretoria da Codesp só conseguiu perseguir o quadro de funcionários de carreira e faz muita confusão. Com requinte de truculência nas relações com o pessoal, o clima na empresa é de desmotivação e de caça às bruxas.

Torniquete


Cinthia Gisela Fortes Zanetti, funcionária da Codesp, com 34 anos de empresa, na primeira hora de expediente da última segunda-feira foi chamada na sala do chefe de gabinete do presidente da estatal para ser avisada que no dia seguinte seria demitida. Ao receber a notícia, Cinthia foi hospitalizada.

Vai saber


Essa falta de governança perturba a implantação do projeto de mudança da gestão dos portos do ministro Pedro Brito. Pode ser mais uma diretoria que perde a oportunidade de mudar. Para se defenderem das críticas, os diretores do Porto de Santos juram que tudo o que eles fazem está de acordo com o ministro.

Privada


O imbróglio envolvendo os trabalhadores portuários e o Porto de Navegantes (Portonave S/A) está longe de uma solução. O terminal portuário privativo, construído a partir de 2005 e constituído pelas empresas Triunfo Participações e Investimentos S.A. e Backmoon Invest Inc., desafia a legislação portuária ao não requisitar trabalhadores avulsos. Um mau exemplo da iniciativa privada para o Porto que fica do outro lado do rio Itajaí-Açu, o de Itajaí, administrado pela prefeitura daquela cidade.

Na mão

 

Esse, inclusive, será o problema que os sindicalistas portuários de Itajaí pretendem apresentar ao ministro Pedro Brito, que estará nesta semana nos portos de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul. Eles querem que o ministro mostre aos mega-empresários do terminal privativo que existe lei no Brasil. E é para ser cumprida. Avulsos neles!

Prêt-à-porte


Nunca foi tão fácil e rápido criar uma diretoria. Os acionistas da Codesa, reunidos em assembléia no início deste ano, aprovaram a criação da diretoria de comercialização da cia. docas capixaba. As andorinhas cantam que é para abrigar o ex-diretor Danilo Roger Marçal Queiroz. Como dizia Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro: “Tô certo ou tô errado?”.

Pro sacrifício


Como um gesto de solidariedade aos doqueiros da Codesp que reclamam do baixo salário, Severino Costa, diretor financeiro da Autoridade Portuária de Santos, conta aos quatro ventos que, para assumir a diretoria do porto, largou um emprego em que ganhava quatro vezes o seu salário atual de pouco mais de oito mil reais.

Amigo da onça

 

Severino também costuma comentar nas rodas codespianas que se surpreendeu com o forte alinhamento de Moreira da Silva, diretor de infra-estrutura do Porto de Santos, com a nova diretoria, mesmo quando tem de bater contra os interesses do quadro de funcionários da empresa, ao qual Silva pertence.

Assando a batata


Se dúvidas são levantadas sobre a legitimidade da prorrogação antecipada do contrato de arrendamento de área da NST-Terminais e Logística S.A., no Porto de Santos, com o aval da Antaq, é certo que no próximo mês serão encaminhadas contradições desse novo acordo ao Ministério Público.

Tá pegando


Engenheiro acostumado a aplicar coeficiente para garantir segurança às suas estruturas, o presidente Di Bella Filho da Codesp colocou no mesmo prédio um inspetor que nomeou seu assessor para a Guarda Portuária e o superintendente da mesma corporação, capitão-de-mar-e-guerra Cid Pereira Santos.

O polvo


Para aumentar seus tentáculos no Brasil, a Bunge Alimentos irá instalar mais uma indústria em Mato Grosso, adicionando nova unidade às 27 já existentes no estado. Enquanto isso, o pagamento do sítio padrão do TGG no Porto de Santos continua aguardando solução.

Sonho meu


Empresário que escoa suas mercadorias pelo Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, encara a construção de um contorno ferroviário de mais de oito quilômetros na cidade até o porto sulista como a esperança na busca por agilidade e segurança. Esse contorno ferroviário é uma reivindicação antiga, pois a linha atual corta a cidade ao meio, as manobras dos trens bloqueiam varias ruas e param o trânsito.

Só filé


O Porto de São Francisco do Sul é atendido pela América Latina Logística (ALL), que em 2006 comprou a Ferroban e a Ferronorte. Como faz em outros estados do Brasil, em Santa Catarina a ALL abandonou metade das linhas e está operando apenas aquelas com maior tráfego. Hoje, a ferrovia responde por aproximadamente 35% do movimento do porto

Galo no vizinho


A licitação da dragagem do Canal da Galheta e dos terminais paranaenses, adiada para o próximo dia 28, promete muita disputa. Será concorrência com valor estimado de R$ 108.654.208,91, a ser dividido nos cinco anos de campanha, em que pela primeira vez participarão empresas estrangeiras por força da Lei 37/07. Para anotar, as empreiteiras nacionais vão defender esse mercado com unhas e dentes.

Tirando o bode


Tido como o presidente de docas mais chegado do ministro Pedro Brito, o presidente Angelo Baptista, da Codesa, fez a alegria dos concursados da Guarda Portuária, da docas do Espírito Santo. Convocou metade dos candidatos aprovados e atendeu a chiadeira do pessoal que vinha da última administração. Chegou a bater recorde de comentários no PortoGente. Na maioria, ácidos.

Revival


O cruzeiro marítimo, que cresceu 1000% nos últimos seis anos, ocorre em toda costa brasileira como uma interessante modalidade de turismo. Ubatuba, no estado de São Paulo, que já foi cidade portuária na época colonial e por onde escoava ouro das Minas Gerais para Portugal, resgata seu papel de porto ao receber com muita festividade navios turísticos.

Atrativo


O Brasil recebeu no ano passado US$ 37,4 bilhões em investimentos estrangeiros diretos (IED), o dobro dos US$ 18,8 bilhões de 2006 e um recorde histórico. O número consta de um informe preliminar divulgado na semana passada pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) e supera previsão feita pelo Banco Central feita já no final de 2007, que estimava ingressos de US$ 35 bilhões para o ano.

Carne suína


Cresceram as exportações brasileiras de carne suína em 2007 e atingiram 606.513 toneladas, 14,83% superior a 2006. O faturamento foi US$ 1,2 bilhão, quase 19% maior do que o ano anterior. As projeções para 2008 também são de crescimento, em torno de 5% do exportado em 2007.

Trigo brasileiro


O Brasil deverá apresentar uma produção crescente de trigo até 2017/18. O consumo interno poderá aumentar, em média, 1,63% ao ano, alcançando a cifra de 13,3 milhões de toneladas em 2017/18. Porém, o abastecimento interno exigirá importações de 8,7 milhões de toneladas em 2017/2018. A previsão foi anunciada no dia 9 de janeiro, em Brasília, pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Ares


Os estivadores da Grécia vivem momentos de Ares, o deus grego da guerra. Fizeram greve de 24 horas no dia 11 último e prometem parar de novo contra proposta do governo de privatizar terminal de contêineres no Porto do Pireu, que está entre os dez maiores portos da Europa.

Hotel-contêiner


Os contêineres de aço, conhecido equipamento para carga, vão ser utilizados por uma cadeia hoteleira britânica para construir o primeiro hotel reciclado do mundo, em Londres. Deve ficar pronto em junho. Com 120 quartos, ou contêineres, o preço da diária será de 19 libras por noite, cerca de 30 reais.

 
Fonte: PortoGente - 15 JAN 08
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