Os equipamentos de grande porte - três Portêineres e quatro Transtêineres - adquiridos pelo Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina, para dar agilidade à movimentação e ao empilhamento de cargas já estão no Porto. O navio Teal, de bandeira das Antilhas e com 180 metros de comprimento, chegou ao Terminal depois de navegar por cerca de 45 dias da China ao Brasil.
Com os novos equipamentos, o Porto terá mais agilidade na movimentação de cargas. Os Portêineres são guindastes utilizados na retirada de contêineres do navio e têm capacidade para fazer 50 movimentos por hora. Já os Trantêineres fazem parte da operação no pátio. A altura desses guindastes permite empilhar cinco contêineres, com mais um de passagem, em sete fileiras. "Mais que equipamentos de alta tecnologia, temos uma mão-de-obra capacitada e altamente treinada, o que dá mais garantia e segurança na operação", explica o diretor superintendente técnico, Gabriel Ribeiro Vieira.
Atualmente, o Porto de Navegantes opera com o auxílio de dois Mobile Harbor Crane LHC 500 S, guindastes que têm a capacidade de movimentar até 30 contêineres por hora. O navio Teal deve ficar no Porto de Navegantes durante dez dias para o desembarque dos guindastes. Após montados, os equipamentos devem ser testados durante 15 dias antes de entrar em operação.
Localizado em uma posição estratégica na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no Estado de Santa Catarina, o Porto de Navegantes começou a operar no dia 18 de outubro, quando recebeu o alfandegamento da Receita Federal. O primeiro navio comercial - MSC Uruguay - atracou no Terminal no dia 21 do mesmo mês e marcou as atividades do novo Porto.
Fonte: MonitoR Mercantil - 28 DEZ 07