Domingo, 02 Fevereiro 2025
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, em mais uma visita ao Porto de Santos, nesta segunda-feira (19), está confiante de que o edital de licitação para a contratação da dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos deva ser lançado em maio de 2008. A previsão foi feita na solenidade de assinatura de convênio entre a Codesp e as empresas Cosipa, Ultrafértil e Embraport de cooperação mútua para obtenção do licenciamento de áreas de deposição oceânica de sedimentos oriundos da operação de dragagem.

 

“Esse evento, por mais simples que ele possa parecer, está inaugurando uma nova vida, uma nova forma de trabalhar entre o governo e a iniciativa privada”, destacou, acrescentando, otimista, “eu não tenho nenhuma dúvida que a iniciativa privada sabendo que o governo federal está não só tomando medidas concretas, mas alocando recursos e mudando a padrão de gestão, vai comparecer, porque no final o que nós queremos é ter portos competitivos para atender aos usuários e aos operadores portuários”.

 

O diretor industrial da Cosipa, engenheiro Omar Silva Jr., que falou em nome dos empresários, destacou o “momento histórico” em que a iniciativa privada se aliava ao poder público para enfrentar e resolver um problema da região, que é o do depósito do material que será dragado do canal do Porto de Santos. O empresário disse que o Brasil ainda é “muito pobre na área portuária”, mas que Santos pode mudar esse paradigma, resolvendo a questão da dragagem.

 

Também otimista, Silva Jr. apresentou o prazo de 90 dias para que os estudos estejam prontos e sejam submetidos ao grupo e mais 90 dias para “que tenhamos autorização da Cetesb”.

 

O presidente da Codesp, José Di Bella Filho, destacou que a assinatura do convênio daria mais unidade à iniciativa privada e à Autoridade Portuária em busca de objetivos comuns que é dar maior capacidade de movimentação de carga e maior celeridade ao transporte dos produtos.

 

Para Pedro Brito, o governo federal já sinalizou, com a criação da SEP, que está dando a devida importância para os portos como fator fundamental para o desenvolvimento do País. “A logística hoje é fator decisivo na competitividade dos nossos produtos. Países emergentes como o Brasil precisam exportar para poder ter um vetor de sustentação do seu crescimento”.

 

O ministro-chefe da SEP disse que de nada adianta crescer nas estradas e nas ferrovias, se o Brasil não tiver portos que operem com eficiência e que possam competir externamente. “Nós não queremos que o Porto de Santos vá competir com Rio Grande ou Paranaguá. Nós queremos Santos competindo com Hamburgo, Roterdã, com a Ásia e com qualquer porto do mundo”.

 

Participaram da assinatura do convênio pela empresa Fosfértil, Vital Jorge Lopes e Luiz Antonio Veiga Mesquita; pela Embraport, Orlando Machado Júnior e Mozart Miranda Mendes; e ainda pela Cosipa, Marco Paulo Penna Cabral. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, estava representado pelo secretário de Assuntos Portuários, Sérgio Aquino.

 

Após a solenidade de assinatura do convênio, o ministro e toda a diretoria da Codesp se reuniram com os funcionários da empresa. A imprensa não teve acesso ao local. Pedro Brito saiu da Codesp exatamente às 18h17.

 

Fonte: PortoGente - 20 NOV 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!