Com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), 29 Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agropecuários de nove cooperativas catarinenses se inscreveram nas capacitações que serão realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2020. Os cursos acontecerão a partir de março e foram divididos em três temáticas e três localidades: cultura do trigo, na Embrapa Trigo em Passo Fundo (RS), cultura da soja, Embrapa Soja em Londrina (PR), e produção de leite, na Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos (SP).

Contemplando aulas práticas e teóricas, as capacitações são divididas em módulos semanais, ministrados a cada dois meses, aproximadamente. A iniciativa surgiu em 2012, quando a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Embrapa assinaram um protocolo de intenções e Acordo de Cooperação Técnica para capacitação de profissionais da área de Ciências Agrárias, que atuam como multiplicadores e interlocutores com o setor agropecuário das cooperativas, melhorando a produção e a produtividade das lavouras.

"Os técnicos estão em contato direto com o produtor rural cooperado, repassando informações e orientando sobre novos procedimentos e tecnologias. Assim, o agronegócio cresce e se desenvolve em qualidade e competitividade. Por isso a importância de iniciativas como esta", destacou o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin.

Nos últimos dois anos, 40 profissionais catarinenses foram capacitados em cursos oferecidos pela Embrapa. As cooperativas interessadas precisam estar registradas na OCESC e participar de um dos programas do SESCOOP Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), como Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s