Terça, 16 Abril 2024

A proximidade do mar é algo que nós, humanos, sempre desejamos porque as costas oferecem várias oportunidades e benefícios para os que aí residem. Porém, com o rápido crescimento da população mundial, precisamos pensar sobre o futuro dos nossos oceanos e costas. A pressão sobre os nossos oceanos aumentou imensamente, principalmente devido ao uso humano, mas os recursos marinhos não são infinitos. Como se pode conciliar o uso e a conservação? Que critérios devem ser utilizados para avaliar os possíveis caminhos de desenvolvimento para um uso sustentável do ambiente marinho? Que medidas práticas devemos tomar para garantir esse uso sustentável? Que tipos de acordos de compensação devem ser estabelecidos entre vencedores e perdedores? E o que exatamente faz a "sustentabilidade" – palavra que é uma das mais utilizadas atualmente – em relação aos oceanos e as regiões costeiras?    

Esta quarta edição do "World Ocean Review", intitulada "Uso sustentável dos nossos oceanos - colocando as ideias para funcionar" (WOR 4) e publicada pela maribus gGmbH, organização sem fins lucrativos com apoio da revista mare, do Instituto Oceânico Internacional (International Ocean Institute – IOI) e do polo de excelência "Oceano do Futuro" analisa a sustentabilidade e os oceanos do ponto de vista mundial. "Sustentabilidade" se tornou uma das palavras mais exageradamente utilizadas atualmente e seu significado varia de acordo com a definição ou o contexto. Os colaboradores do WOR do polo de excelência "Oceano do Futuro" relacionam a teoria da sustentabilidade com a pesquisa sobre novas maneiras de gestão responsável os oceanos e seus recursos. Apresentam os robustos conceitos científicos de maneira clara e acessível para o leitor não especializado, e mostram como a sociedade civil e os responsáveis pela criação de políticas também podem fazer uma contribuição significativa. 

"Com o 'World Ocean Review', nosso objetivo é dar ao público em geral as ferramentas básicas para aguçar seu entendimento sobre a sustentabilidade, fornecendo informações abrangentes sobre os vários serviços prestados pelo oceano", disse o professor Martin Visbeck, porta-voz do "Oceano do Futuro", polo de excelência dos cientistas de Kiel, e oceanógrafo do GEOMAR Centro Helmholtz para a Pesquisa Oceânica, em Kiel. "O progresso para o uso sustentável dos oceanos é possível se todos os grupos envolvidos trabalharem juntos. Para uma agenda de desenvolvimento sustentável global, portanto, é essencial coordenar os vários tipos de uso e a proteção do ambiente marinho de forma mais eficaz, especialmente em termos transnacionais." 

O "World Ocean Review" oferece também uma visão detalhada dos vários serviços ao ecossistema prestados pelos oceanos para as comunidades humanas, como produção de oxigênio, alimentos, energia das ondas e eólica, e rotas para transporte marítimo. Examina o papel dos recursos não renováveis como petróleo, gás e agregados marinhos (por ex., cascalho e areia) e mostra como os manguezais e as dunas podem proteger a região costeira. Hoje, vários desses serviços estão ameaçados pela exploração exagerada, poluição e emissão de gases de efeito estufa. Além de identificar as causas, o WOR 4 define a dimensão do problema e mostra as tentativas que estão sendo feitas em várias disciplinas científicas para desenvolver modelos e hipóteses viáveis através de descobertas de teóricos da sustentabilidade que podem ser traduzidas em estratégias sociais, políticas e econômicas com relevância prática. 

"A conservação marinha é mais eficaz quando o próprio público toma medidas. Um público bem informado e que tenha um bom entendimento sobre o ambiente marinho pode fazer a pressão necessária para promover mudanças de políticas", disseNikolaus Gelpke, diretor geral da maribus gGmbH, editor da mareverlag e presidente do IOI. "Para isso, porém, é geralmente necessário fornecer apoio de modo que as pessoas possam assumir responsabilidade pela gestão sustentável do seu ambiente. A criação dessa capacidade é agora algo necessário em matéria de política no mais alto nível e faz parte da nova agenda mundial sobre sustentabilidade das Nações Unidas."  

O "World Ocean Review 4" será lançado na Representação de Schleswig-Holstein em Berlin, em 10 de novembro de 2015 em um evento realizado à noite e com a presença de convidados dos setores de educação, mídia, setor comercial e político. 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome