Quinta, 28 Março 2024

Em tempo de crise hídrica, a indústria brasileira de chuveiros elétricos revisitou o estudo do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que demonstra que o chuveiro elétrico apresenta consumo de água menor que os demais sistemas de banho com aquecimento. Isso pode ser constatado nas etiquetas que todos os chuveiros trazem, com aval do INMETRO e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Desde 1984, a indústria de chuveiros elétricos participa de forma voluntária do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que orienta o consumidor no ato da compra, deixando claro os consumos de água e energia elétrica de cada produto. Nestas etiquetas há a informação que a maioria dos chuveiros elétricos possuem uma vazão a partir de  3,1 l/min. Em comparação com outros tipos de chuveiros, o elétrico é o mais econômico no consumo de água, veja na tabela abaixo:

Tipo de aquecimento

Consumo (l/min)

                      Chuveiro Elétrico

3,1

Aquecedor solar

8,4

Boiler Elétrico

8,5

Aquecimento a gás

8,7

*Dados se referem ao consumo médio de cada tipo de aquecimento de água, o que pode variar conforme a marca e modelo dos aparelhos. Nos chuveiros elétricos também variam de acordo com a potência.

Assim, qualquer modelo de chuveiro elétrico será uma excelente escolha para a economia e preservação da água, esse recurso cada vez mais escasso e valioso. O chuveiro elétrico consome menos, basicamente, porque a vazão da água  é menor no processo de aquecimento, além dele possuir um aquecimento instantâneo, no qual não é necessária a mistura de água fria junto a água aquecida para um banho confortável.                Somado a isso, não há perda de água fria contida na tubulação, o que é um problema grave que ocorre nos outros sistemas de aquecimento, quando o usuário tem que esperar a água quente vir do sistema até a ducha.

Em relação ao consumo de energia, a informação também está disponível na etiqueta Procel, que destaca a capacidade do chuveiro elevar a temperatura da água na potência mínima e máxima do aparelho, e o respectivo consumo médio mensal de energia elétrica.

É importante que fique claro para o consumidor, também, que há chuveiros específicos para cada necessidade. Esta avaliação depende do clima da região onde se mora. Um banho confortável possui uma temperatura média de 40°C, por isso a potência do chuveiro ideal varia conforme a necessidade de aumentar a temperatura da água.  Por exemplo, quem reside no norte do País, que possui o clima mais quente o ano todo, deverá optar por um chuveiro com potência menor para esquentar a água da tubulação residencial, assim gastará menos energia. São indicadas, portanto, as classes de potência de A a C do INMETRO, contidas na etiqueta do chuveiro.  Entretanto, quem mora no sul e sudeste do País, com temperaturas mais frias, vai precisar de um chuveiro com potência maior para elevar a temperatura até os ideias 40°C .

Ou seja, o segredo para comprar um chuveiro elétrico é comparar a classe de potência e quanto cada modelo pode aquecer a água, o quanto cada um consome de energia e decidir qual deles atende melhor às suas necessidades.

Além disso, os chuveiros que possuem controle eletrônico de temperatura, que não precisam ser desligados para deixar a água mais quente ou fria, também representam uma ótima opção para economia. Os aparelhos oferecem a escolha da potência que o consumidor preferir, além de segurança, conforto e uma maior precisão para graduar o aquecimento da água.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome