O aumento de 50% no valor da conta de luz este ano levou as empresas a procurarem alternativas para reduzir o consumo de energia e, consequentemente, os custos das operações. Na tentativa de conter a alta no setor energético para que este dispêndio não afete a competitividade de diversos setores da economia, o Governo Federal implantou iniciativas como o Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE), um pacote de investimentos de R$ 116 bilhões em geração e R$ 70 bilhões em transmissão de energia elétrica, previstos para contratação até o final de 2018. Mas enquanto estas medidas não surtem efeito, para enfrentar estas dificuldades, as empresas do setor ferroviário tem investido fortemente em tecnologias que economizem energia.
A Thales, por exemplo, uma das mais de 230 marcas expositoras e também patrocinadora Platinum da NT Expo - 18ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul, que acontece de 3 a 5 de novembro, em São Paulo, é especializada em desenvolver soluções que atendam às necessidades da cadeia. O sistema Green CBTC foi uma das tecnologias desenvolvidas pela companhia para ajudar na redução de custos com a energia de tração.
O CBTC consiste na utilização de blocos móveis e comunicação contínua entre os trens e o Centro de Controle Operacional, proporcionando o aumento da capacidade, segurança e agilidade na operação, além de custo/benefício. O sistema CBTC é uma das tecnologias que a Thales apresentará durante a NT Expo este ano. A empresa é líder mundial em fornecimento de sinalização metroferroviária e soluções avançadas de controle de trens para redes urbanas, regionais e de longa distância.
Setor metroferroviário aposta na redução do consumo de energia
- Detalhes
- Categoria: Meio Ambiente
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!