O Porto de Imbituba promoveu, nesta quinta-feira (20/08), uma oficina de educação ambiental com professores da rede municipal de ensino. O objetivo do encontro foi apresentar as ações de monitoramento ambiental realizadas pelo porto, visando minimizar os impactos ao meio ambiente, durante a execução da obra de dragagem de aprofundamento.
Estudos foram realizados pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) antes, durante a após o término da obra, em agosto de 2014. O trabalho foi realizado por profissionais de diversas áreas como engenheiros, biólogos, geógrafos, oceanógrafos e especialistas em meio ambiente. Os professores, de diversas disciplinas, foram orientados a disseminar as informações recebidas para seus alunos, unindo a questão do respeito ambiental ao ensino de suas matérias. Receberam também um livreto com detalhes do projeto para ser levado às escolas.
No turno da tarde, os professores tiveram oportunidade de conhecer a área portuária e observar no próprio local as ações desenvolvidas pelo porto com a finalidade de monitoramento ambiental. A obra de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba foi realizada para permitir que o terminal receba embarcações maiores, oferecendo segurança, capacidade de manobra e facilidade de navegação. Isto resulta em um aumento da capacidade de operação portuária e um ganho significativo para a economia local e regional.