Nesses dias 27 e 28 de novembro acontece a terceira edição do Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes. Com a participação de especialistas, empresários e representantes de instituições públicas o encontro será um espaço de discussão de inovações tecnológicas, necessidade de reformas estruturais e desenvolvimento de novas políticas públicas e empresariais para o setor de transportes nacional. O evento será realizado no Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro.
O objetivo do Seminário é a apresentação de propostas e e discussão sobre as melhores técnicas para aumentar a eficiência no uso de combustíveis, visando reduzir custos nos transportes de cargas e de passageiros e emissões de gases ambientalmente nocivos. “Os principais focos do evento são o emprego de práticas e procedimentos economicamente atrativos junto às frotas contratadoras de frete na busca de uma logística sustentável e comprometida com a redução de emissões e custos”, diz Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, responsável pela organização do evento.
Entre outros temas, serão tratados o uso adequado de modais, a coordenação de transportes para propiciar a obtenção de fretes de retorno, a melhoria da aerodinâmica dos veículos, o incentivo ao uso de pneus com menor resistência de rolamento, o emprego de novos materiais que reduzem o peso dos veículos, o monitoramento do desempenho dos veículos e o treinamento de motoristas.
“Encontros como este são fundamentais para o desenvolvimento e a criação de um ambiente propício à apresentação e discussão das melhores tecnologias disponíveis voltadas a aprimorar a eficiência no consumo de combustíveis por frotistas e embarcadores, bem como tornar mais eficiente o desempenho dos modais de transporte de cargas e passageiros no Brasil, visando o aumento da capacidade nacional e a redução da emissão de partículas e gases poluentes, temas preeminentes e que interferem diretamente na competitividade econômica de uma forma geral”, declara Cesar Meireles, que é membro do Conselho Técnico & Empresarial do Seminário e diretor executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), entidade que apoia o seminário.