Comer um robusto hambúrguer americano e conhecer as obras do Museu de Arte Moderna fizeram parte no roteiro da viagem, no último fim de semana, do estudante João Pedro Correa Eboli, 13 anos, para Nova York. As outras atrações da Big Apple, porém, terão de ficar para outra vez, pois o aluno do Colégio Anchieta, da Capital, tem outra missão pela frente.
O adolescente foi o único representante da América Latina para integrar a Cúpula do Clima das Organização das Nações Unidas (ONU) e ficará cara a cara com líderes mundiais, como o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, na próxima terça-feira (23).
João Pedro foi selecionado pela Climate Reality Project, ONG fundada pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, junto com outros sete jovens de outros cantos do mundo. Para ganhar a viagem, ele participou da promoção da organização ambiental intitulada "Por quê? Por que não?", que pedia o envio de um vídeo questionando os governos sobre as mudanças climáticas. Entre a natação e o videogame, o estudante pesquisou sobre o tema e pôs o iPad para gravar. O resultado está YouTube. Com pouco mais de um minuto, o menino fala com desenvoltura sobre os efeitos do aquecimento global e manda um recado à presidente Dilma Rousseff:
— Por que tu não fazes um programa de apoio à silvicultura, que é a plantação de árvores? Através dessa plantação de árvores, não precisa destruir a Amazônia e, assim, equilibraremos o clima. E não estaremos destruindo a nossa biodiversidade — diz João Pedro no vídeo.