Sexta, 22 Novembro 2024
publicado originalmente pelo site Rural Centro

Estados brasileiros com pouca tradição florestal como o Maranhão, Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul passam por uma fase de expansão, apostando em áreas plantadas direcionadas para o setor de celulose e papel. Um dos problemas que as reflorestadoras já enfrentam nessas regiões é a limitada infraestrutura, principalmente, as relacionadas à rede viária. Devido a esse motivo, acabam se responsabilizando não só pelas estradas internas em suas fazendas, mas, muitas vezes, com a rede viária de acesso entre os plantios e a indústria ou os centros de consumo.

Foto: WWF Brasil

Construção de estradas rurais deve buscar menor impacto possível aos ecossistemas

Tendo conhecimento sobre essa realidade, o Encontro Brasileiro de Infraestrutura Florestal traz diversos assuntos primordiais para dar embasamento para essa atividade, entre eles se destaca a “Visão da Certificação Sobre Rede Viária Florestal”. Esse tema será tratado no Bloco sobre Rede Viária Florestal e a Interface Ambiental pelo auditor da Sysflor Certificações Florestais – SCS Global Services, Luciano Lisbão Junior.

De acordo com o profissional, as estradas devem ser bem planejadas porque uma vez implantadas, irão exercer efeitos sobre todas as atividades florestais de forma permanente. “O planejamento da rede viária deve considerar, por exemplo, uma menor mobilização de solo (cortes e aterros), evitar ao máximo a remoção de árvores isoladas ou a retirada de vegetação nativa; aproveitar ao máximo o traçado de estradas já existentes”, destacou Luciano. A execução desses aspectos visa a um só tempo reduzir os custos de abertura de estradas e causar menor impacto ambiental possível.

Levando em consideração que a execução da infraestrutura florestal é uma das atividades de maior risco de impacto ambiental, vários aspectos legais também estão envolvidos em sua construção, como: o licenciamento de atividades florestais, nos Estados em que ele já está estruturado; o licenciamento do empreendimento florestal; e licenciamento ambiental específico da estrada. “Já para a certificação florestal é importante que a empresa disponha de um procedimento para a construção e manutenção de estradas e tenha uma pessoa designada como responsável pela atividade na empresa”, explicou o auditor da Sysflor Certificações Florestais.

Durante a palestra, o profissional apresentará os requisitos das certificações florestais CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) e FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) relacionados à construção e manutenção de estradas, traduzindo esses requisitos em ações que a empresa deverá tomar para se preparar para um processo de certificação.

A primeira edição do Encontro Brasileiro de Infraestrutura Florestal acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, em Curitiba (PR) e contará com palestras de 17 profissionais, com alto nível de conhecimento técnico. Confira a programação completa no site: www.infraestruturaflorestal.com.br

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