Sexta, 22 Novembro 2024
O gerenciamento de riscos na atividade do Prático foi tema de Encontro Nacional de Praticagem que aconteceu na última semana, em São Paulo. Luiz Fernando Barbosa Santos, portuário avulso conferente e assessor técnico da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, participou do encontro e informa que o debate ficou centrado na segurança da navegação e na importância do profissional da praticagem na precaução de acidentes.

Nas três ultimas décadas do século passado, o número de acidentes com vazamento de óleo reduziu. Na década de 1970 foram 3.142 toneladas, na de 1980 foram 1.176 toneladas e na década de 1990 foram 1.138 toneladas.

Marcus Vinicius Lisbôa Brandão, gerente de Contingência Corporativo da Petrobras, destacou que a grande preocupação é “manter um elevado padrão profissional nas atividades do Prático, buscando a segurança da navegação, evitando acidentes como encalhes e colisões”.

Brandão diz que os típicos erros humanos, independentemente do trabalho a ser executado, variam entre 15% a 20% dos casos e que as falhas relacionadas ao planejamento de uma manobra oscilam entre 80% a 85% dos casos. Nos navios, as falhas ocorrem por distração, vigilância inadequada, descumprimento do plano de viagem, quebra de regra e falha de comunicação.

Brandão relacionou pontos que podem provocar erros humanos em manobras com navios. São eles: instrumentação inadequada, inoperante, enganosa, manutenção e testes deficientes; dedução a partir de outros instrumentos, como erro da giro, ecobatímetro, doppler; conhecimento deficiente; treinamento falho no quê, como e por que ou diagnóstico inadequado.

O técnico da Petrobras relacionou, ainda, entre os problemas prioridades conflitantes; equipamentos (alarmes e “trips”) desativados; layout deficiente; instrumentos mal posicionados levam a monitoramento deficiente e leitura incorreta.

Brandão discriminou as correções para as falhas humanas. Para ele é necessário uma regulamentação apropriada, regras bem estabelecidas e compreendidas, treinamento, experiência e atitude e conduta no passadiço das embarcações.
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