Sexta, 26 Abril 2024

Foto: Vera Gasparetto

O modelo agrícola brasileiro e a discussão sobre a reforma do Código Florestal têm levantado muita polêmica, entre ambientalistas, grandes e pequenos produtores. Portogente conversou com Eliane de Moura Martins, do movimento Via Campesina do Rio Grande do Sul. Ela afirma que a alteração do Código Florestal é para avançar a fronteira agrícola do agronegócio para a região amazônica e o cerrado.

 

“A proposta de alteração no Código é para facilitar a vida do agronegócio. A preocupação não é com os pequenos agricultores que têm que adequar suas áreas, mas sim que avance a fronteira agrícola do agronegócio”. 

* Curta o Portogente no Facebook
* Siga o Portogente no Twitter

Martins questiona para onde pode avançar essa fronteira agrícola e ela mesma responde: “na região amazônica, no cerrado, tem que abrir esses territórios. Por isso querem adequar o Código às necessidades do capital e isso é gravíssimo”.

 

Para ela, o desenvolvimento econômico em curso no Brasil é o modelo que o sistema tem de reproduzir a lógica do lucro, criando um mercado que se renove e recolocar necessidades novas e novos produtos, que não são necessariamente as humanas. “São criadas necessidades simbólicas. Esse tipo de indústria e tecnologia necessita cada vez mais de energia, seja de petróleo, hidrelétricas. Nós temos necessidade de desenvolvimento e tecnologia, mas para o bem comum, respeitando a natureza”.

 

A questão alimentar para atender as necessidades de toda a população é fundamental para a integrante da Via Campesina. “Quem consegue fazer esse debate e consumir de modo consciente é uma classe média esclarecida e com condições. A classe trabalhadora consome o que é mais barato, dentro do que permite seu orçamento, uma alimentação equivocada. Esse modelo agrícola organizado pelo agronegócio faz parte do processo do lucro, das commodities, das bolsas de valores, mas com um custo social e ambiental elevadíssimo”.

 

E prossegue: “nós somos o País que consome o maior número de litros de agrotóxicos por habitantes (5,2) no mundo. Essa forma de produzir alimento em nome de matar a fome e resolver o problema do abastecimento é na verdade para produzir a soja e o milho, vendidos no mercado de valores e nem um pouco preocupado em resolver a fome no mundo”.

 

Leia também

* Sindicalista diz que multinacionais controlam a política agrícola no Brasil

* “Apagão portuário” prejudica agronegócio, diz técnico da CNA

* Força do relatório do Código Florestal está nas mãos do agronegócio

* Pesquisador afirma que multinacionais oligopolizam agricultura brasileira

* Agropecuária é a maior poluidora no Brasil

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome