Quinta, 28 Março 2024

 Fotos: Raquel Júnia - EPSJV/Fiocruz
As empresas acionistas da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), a alemã Thyssenkrupp e a brasileira Vale, só terão a licença definitiva do empreendimento localizado no município de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, depois que forem mensurados os impactos sociais e ambientais e que medidas serão adotadas para reduzir o impacto da poluição do ar e da água na região. A promessa foi feita a uma comissão de moradores e pescadores artesanais da região e técnicos na área de saúde em audiência com representantes da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), do Rio de Janeiro.

* Vale está impedida de operar segundo alto-forno no RJ
* TKCSA: mais uma obra do PAC desrespeita as leis ambientais

Os moradores foram recebidos pela SEA depois de um protesto que fizeram em frente à sede da Secretaria, na capital fluminense, no dia 25 último, para denunciar os problemas que estão sofrendo depois que a siderúrgica iniciou a sua produção.

“Devido à urgência do caso, já que estavam prestes a conceder a licença definitiva para a CSA, resolvemos fazer um ato e não marcar uma audiência com o secretário”, afirmou Rodolfo Lobato, morador de Santa Cruz. Ainda de acordo com o morador, além da suspensão da licença definitiva, ficou acordado que haverá uma audiência pública em Santa Cruz com a presença do secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc. No dia 2 de março, será entregue à Secretaria uma lista de questionamentos que deverá ser respondida antes da audiência, ainda sem data definida.


Manifestantes acusam CSA de causar danos ambientais e sociais
na região e pedem atitude das autoridades do Rio de Janeiro

Desde que a CSA entrou em operação, aumentou o índice de problemas respiratórios e dermatológicos. O pescador Jaci Nascimento conta que escolheu morar em Santa Cruz, na década de 1970, por acreditar que o local teria um ar mais limpo e seria ideal para se recuperar de um problema do pulmão. Além de estar sem trabalho devido à poluição, o problema respiratório do senhor Nascimento voltou após 20 anos. “Hoje temos que conviver com esse veneno, com a poluição deste monstro que está aqui do nosso lado. Desde quando começaram a jogar esse pó em cima, eu tenho que ir sempre ao médico”.

A Companhia Siderúrgica do Atlântico iniciou suas operações em junho de 2010 e é fruto da parceria entre o grupo alemão ThyssenKrupp e a brasileira Vale. Desde então, a indústria está expelindo uma fuligem durante a fabricação do aço. A CSA afirma que as emissões não prejudicam a saúde. No entanto, a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade do Estadual do Rio de Janeiro realizaram exames médicos em moradores de Santa Cruz e verificaram fortes indícios do impacto à saúde gerado pela CSA.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome